O campineiro que decidiu curtir parte do domingo nos parques públicos (5) não se arrependeu. Depois do temporal de sábado (4) com granizo, queda de árvores e alagamentos, as famílias puderam aproveitar a trégua da chuva e passear ao ar livre.
Um dos locais que mais receberam visitantes foi o Bosque dos Jequitibás, que havia sido fechado para remoção de galhos e troncos e para a limpeza do local. A tarde do domingo foi bem diferente do cenário cinza do sábado.
O que se viu foram cenas de entretenimento em grupos, caminhadas, pausa para o sorvete e registro do passeio em fotos com o celular.

A Prefeitura de Campinas manteve abertos os 25 parques e bosques públicos da cidade. O índice de chuvas nas últimas 72 horas não superou os 80 milímetros, limite estabelecido para fechamento dos parques. A cidade segue em estado de observação e a situação será reavaliada nesta segunda (6).
O maior índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi na região Leste, pela medição do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) do Taquaral, com 17,8 milímetros. Em 72h, essa região também concentrou o maior índice, com 79,2 milímetros.
O Bosque reabriu normalmente, repetindo os dias de curtição de uma tarde de sol. Para fazer o passeio, as famílias passaram por trechos do parque interditados com faixa reflexiva, resultado da queda de árvores e galhos.
Veja fotos por Leandro Ferreira/Hora Campinas

Os estragos
A Defesa Civil de Campinas registrou até a noite de sábado 42 ocorrências relacionadas às chuvas, entre elas quedas de árvores e quedas de galhos. Houve necessidade de bloqueios de trânsito para limpeza dos entulhos destas quedas. Isso foi necessário em corredores viários de vários bairros, entre eles o próprio Bosque, o Chapadão, o Cambuí, o Taquaral e o Flamboyant, entre outros.

Previsão
O domingo foi de nebulosidade variável, com alguns períodos de sol e pancadas rápidas de chuva. Não houve chuvas muito volumosas ou generalizadas nem em Campinas nem nas demais cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). As temperaturas ficaram entre 18 e 29°C.
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o calor volta essa semana, com máximas um pouco acima dos 30ºC. Há previsão de pancadas de chuva na maioria dos dias.











