Uma homenagem ao cantor, instrumentista e compositor Doc Miranda só poderia ser musical, uma vez que a música é sua segunda ou primeira natureza. Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, músicos e amigos organizaram este tributo, que será realizado no dia 14 de setembro, domingo, a partir das 16h, na Concha Acústica, local que já foi palco para apresentação da banda Reggae Spirit numa celebração do aniversário de Campinas.
Criada por Doc Miranda em 1987, no movimento pró-moradia da Unicamp, chamado TABA, a Reggae Spirit é considerada a primeira banda do gênero no interior paulista.
A abertura fica a cargo da banda Natural Mystic, criada pelos músicos Vitão Bittar e Luiz Otávio Moreira em 2007. Em seguida, uma jam session reúne outros músicos amigos, nesta celebração que se encerra com apresentação da Reggae Spirit, interpretando, na sua maioria, composições de Doc Miranda. Uma exceção é a canção “Com Marley e com Tosh”, composta por Ogonna Zamby, além de clássicos do reggae de ícones do gênero, como Bob Marley e Gilberto Gil.

“A música sempre foi um elo poderoso entre gerações, sentimentos e histórias. E hoje, com o coração cheio de gratidão, queremos compartilhar com vocês que nosso querido vocalista e fundador, Doc Miranda, está se aposentando dos palcos. Após 38 anos dedicando sua voz, sua alma e sua energia à música e à mensagem da Reggae Spirit, Doc precisará focar agora em sua saúde, que merece toda atenção e cuidado neste momento”, resume o baixista Vitão Bittar.
E ele continua: “Sabemos o quanto ele é querido por todos vocês, e sentimos o peso dessa despedida dos palcos – mas também celebramos com muito orgulho tudo o que ele construiu até aqui. Seu legado é forte, vivo e continuará ecoando através das canções e da essência da banda.”
O tributo marca, ainda, o anúncio de Theo Coelho, filho do Doc e parceiro de palco nos últimos tempos, assumindo oficialmente os vocais da Reggae Spirit. “Quem já acompanhava nossos shows pôde ver o talento e a sintonia entre pai e filho. Theo vem trilhando esse caminho com respeito, paixão e responsabilidade, pronto para dar continuidade à missão da banda”, acrescenta Vitão.

Ele explica que Doc Miranda continuará fazendo parte da Reggae Spirit nos bastidores, como mentor e inspiração constante. “A ele, todo nosso amor, respeito e eterna gratidão”, diz Vitão, falando em nome das duas bandas.
Um destaque na trajetória de Doc Miranda – além das participações especiais com praticamente todas as bandas de reggae que se apresentaram na cidade e do trabalho com MPB nas noites campineiras -, foi sua apresentação com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do maestro Victor Hugo Toro, em 2021, num evento comemorativo pelo Dia da Consciência Negra, do qual participaram ainda os músicos campineiros Nelson Fidelis e Fred Jorge.
SERVIÇO
O quê: Show Tributo a Doc Miranda, com as bandas Natural Mystic e Reggae Spirit e jam session de músicos de Campinas e região
Quando: 14/9, às 16h
Onde: Concha Acústica do Taquaral (Av. Heitor Penteado, 1.671, Lagoa do Taquaral, Parque Taquaral, Campinas)
Quanto: Entrada franca






