O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (20), a retirada da tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros. Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
Na ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, Trump diz que a decisão foi tomada após conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo as recomendações recebidas por Trump, “certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional de 40% imposta pelo Decreto Executivo 14.323, porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil”, especifica a publicação oficial.
Lula afirmou que a medida foi um sinal importante. “Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante”, afirmou o presidente, que elogiou a decisão do mandatário norte-americano e disse esperar que ambos possam se reencontrar pessoalmente.
“O Trump está convidado para vir no Brasil quando ele quiser, e eu espero ser convidado para ir à Washington para zerar qualquer celeuma comercial, política, entre Brasil e EUA”, acrescentou.
Itamaraty
Em nota oficial, o governo brasileiro afirma que “recebeu com satisfação a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para uma série de produtos agropecuários importados do Brasil”. (Agência Brasil)











