Os moradores e visitantes de Campinas terão a chance de explorar a história e a arquitetura da cidade em passeios guiados especiais. A primeira edição do evento que marca o tour pelas “7 Maravilhas de Campinas” acontece no dia 23 de março. As inscrições foram abertas neste sábado (15) e podem ser feitas pelo site https://campinas.sp.gov.br/sites/turismo/inicio. A iniciativa é do Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O roteiro inclui alguns dos locais mais emblemáticos da cidade: Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), Jockey Club Campineiro, Mercado Municipal, Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Torre do Castelo.

Cada passeio tem 40 vagas e duração aproximada de 3 horas, das 9h às 12h. Os visitantes serão transportados em ônibus e acompanhados por profissional guia de turismo, que compartilhará informações sobre a história e a importância de cada local visitado.
As paradas para visitação podem acontecer. No entanto, caso as condições climáticas ou outros fatores sejam empecilhos, o roteiro será adaptado para formato que permita aos participantes a apreciação dos pontos turísticos a partir do ônibus.
A única exceção é o transporte à EsPCEx, prevista para 6 de abril, que contará com um dia exclusivo para visitação, permitindo a entrada e exploração do espaço.

Roteiros e cronograma
A programação prevê o próximo passeio para 6 de abril, quando os participantes poderão conhecer de perto a EsPCEx, instituição responsável por preparar candidatos para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Com mais de meio século de existência, a escola é um dos marcos históricos de Campinas.
As inscrições para essa visitação poderão ser feitas entre 29 de março e 3 de abril.
No dia 27 de abril, o passeio pelos principais pontos turísticos do município terá mais uma edição, com as inscrições abertas entre 16 e 24 de abril.
“Os passeios oferecem uma oportunidade para moradores e visitantes explorarem o patrimônio histórico e cultural de Campinas”, explica o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Eros Vizel. “Os visitantes serão guiados e, durante o passeio, o guia de turismo abordará toda a história dos lugares visitados. É um momento para aprender e explorar Campinas com um olhar atento e com calma”, sugere. “Muitas vezes, as pessoas passam nos lugares, mas não têm tempo de conhecer a história do local. Agora, elas terão essa chance”, completa.

Pontos de encontro na Feira Hippie
Os passeios turísticos terão ponto de partida e chegada na Feira Hippie, um espaço tradicional de Campinas, no Centro de Convivência, que há mais de 50 anos reúne arte, cultura e gastronomia. Ao escolher a feira como referência para os roteiros, a prefeitura visa valorizar o trabalho de aproximadamente 300 expositores que trabalham no local e também fomentar o público desse espaço rico e diverso.
“A Feira Hippie é muito mais do que um local de compras. É um ponto turístico vibrante, onde a história, a criatividade e a originalidade se encontram”, define Vizel. “Conhecer o artesanato, saborear quitutes incríveis e viver a atmosfera única desse patrimônio cultural da cidade são possibilidades durante o passeio.”
Recomendações e regras para participação:
- Os participantes devem usar roupas confortáveis e calçados adequados, além de protetor solar para maior conforto durante o passeio.
- Os participantes precisam levar garrafa de água.
- Alguns locais, como a Torre do Castelo, possuem restrições de acessibilidade devido às suas características estruturais.
- Menores de até 12 anos podem participar somente acompanhados de no mínimo um responsável.
- Menores entre 13 e 17 anos que estiverem sem os responsáveis precisam apresentar autorização por escrito do responsável para participar. Para baixar a autorização é necessário acessar a página do Departamento de Turismo.







