Você sabe desde quando os dois times do futebol campineiro não venciam na mesma rodada de um campeonato de pontos corridos? A resposta é: 22 de setembro de 2021. Nessa data, quase 300 dias atrás, a Ponte Preta derrotou o Operário por 2 a 1, em Ponta Grossa, no Paraná, apenas um dia depois da vitória do Guarani por 2 a 0 sobre o Remo, no Brinco de Ouro, em Campinas, em jogos válidos pela 25ª rodada da edição passada da Série B.
Desde então, decorridos quase 10 meses, foram incríveis 39 rodadas consecutivas sem nenhuma dobradinha de resultados positivos dos rivais da cidade. A contagem exclui a 8ª rodada do último Campeonato Paulista e a 6ª rodada da atual Série B, marcadas pela realização de Dérbis Campineiros, onde só uma equipe pode sair vencedora.
Ao todo, contando o terço final da Série B de 2021, toda a primeira fase do Campeonato Paulista de 2022 e mais as primeiras 16 partidas da Série B de 2022, a Ponte Preta venceu 10 jogos e o Guarani venceu 11, mas todos esses 21 triunfos aconteceram em rodadas distintas.

Essa incrível sina enfim foi quebrada na recém-encerrada 17ª rodada da Série B, que registrou vitória da Ponte Preta por 1 a 0 sobre o CSA, na quinta-feira (7), no estádio Rei Pelé, em Maceió, além de triunfo do Guarani por 1 a 0 sobre o líder Cruzeiro, no sábado (9), no Brinco de Ouro, em Campinas.
Para o torcedor pontepretano, a vitória do Bugre foi o único defeito da rodada, já que nenhum outro concorrente direto da parte de baixo da tabela conseguiu vencer. Perderam CSA (18º), Náutico (17º), Chapecoense (15º), Ituano (14°), Operário (13º), Brusque (12º) e Londrina (11º).O lanterna Vila Nova foi o único que conseguiu um empate.
De todos os últimos 10 colocados da Série B, apenas Ponte Preta e Guarani venceram na 17ª rodada, situação bastante incomum nos últimos tempos.
A Ponte tinha começado a rodada na 18ª colocação, com 15 pontos, mas venceu o CSA em confronto direto fora de casa, chegou aos 18 pontos e deixou para trás os alagoanos. Na noite seguinte, a equipe do técnico Hélio dos Anjos também ultrapassou o Náutico, que perdeu por 2 a 0 para o Grêmio, na sexta-feira (8), em Porto Alegre.
Com isso, o Timbu entrou na zona de rebaixamento, trocando de lugar com a Macaca, devido aos critérios de desempate. Apesar da igualdade na pontuação e no número de vitórias, a equipe pernambucana agora possui um gol de saldo a menos (-5 a -4).
Portanto, a Ponte Preta aparece na 16ª colocação da Série B, com 18 pontos. Já o Guarani, que quebrou um jejum de mais de dois meses sem vencer dentro de casa, na estreia do técnico Mozart, aparece na 16ª colocação, com 17 pontos, na cola da Ponte Preta e a apenas um ponto de sair da degola.
Para vencer novamente fora de casa e se manter fora da zona de rebaixamento, a Macaca volta a campo contra o Criciúma na próxima sexta-feira (15), às 19h, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Já o Guarani tenta novo triunfo dentro de casa sobre o Bahia no sábado, às 18h30, no Brinco de Ouro. Será que teremos mais uma rodada com vitórias dos dois times de Campinas?