1 de fevereiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Manchete

Unicamp avança na criação de centro internacional de pesquisa sobre migrações

Iniciativa inédita na América Latina será referência mundial, afirma representante da ONU

Redação Por Redação
29 de janeiro de 2026
em Manchete
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Migrações

Iniciativa terá parceria de instituições francesas - Foto: Antoninho PerriUnicamp

A Unicamp avançou nas tratativas para a criação na universidade do primeiro centro internacional de pesquisa com foco em estudos sobre a migração. Uma reunião na última terça-feira (27) entre a Reitoria e instituições francesas, parceiras na ação, definiu os próximos passos para a institucionalização da iniciativa. O centro deverá receber financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na casa dos R$ 30 milhões, por meio do programa Centro Internacional de Pesquisa (CIP).

“Será o primeiro centro dessa magnitude na América Latina e uma referência mundial, principalmente fomentando o diálogo dos países colonizados para falar de migração. A Unicamp se beneficia muito dessa proposta e consegue também ampliar o seu espectro de ação”, destacou Ana Carolina Maciel, presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados em parceria com universidades brasileiras.

A Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, a Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (École des hautes études en sciences sociales – EHESS) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (Institut de Recherche pour le Développement – IRD) são as instituições francesas parceiras na ação.

A possibilidade de concretização desse centro no Brasil surgiu a partir de projetos e ações sobre deslocamentos forçados desenvolvidos com parceiros franceses por Ana Carolina nos últimos cinco anos, a exemplo do Seminário Internacional Refúgio Acadêmico, com edições na Unicamp e na França e, neste ano, em países da África. “As pessoas foram se interessando muito pela proposta. Agora, podemos pensar também essa questão migratória no eixo Sul-Sul”, afirmou a docente, que é International Fellow no Institut Convergences Migrations (ICM), localizado em Paris.

Palavra do reitor

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, destacou a força da Universidade na área das humanidades e disse que a intenção é que o centro integre pesquisadores de diferentes campos científicos. “É um tema muito importante que deve interessar a toda a universidade, porque a questão das migrações está relacionada com os territórios e com as concepções políticas do mundo. É fundamental que a Unicamp possa liderar um grande projeto nessa área.”

Montagner informou que estão em andamento reuniões preliminares para refinamento da proposta de criação e governança do centro. O próximo encontro deve ocorrer na sede da Fapesp em São Paulo.

O coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, Carlos Vogt, também envolvido na criação do centro, destacou a capilaridade do tema de migrações nas áreas sociais, ambientais, de saúde e outras. “O centro nasce com uma inserção muito grande, do ponto de vista da política institucional e da organização acadêmica, porque ele tem uma transversalidade muito grande.”

Colaboração franco-brasileira

A adida de cooperação para ciência e tecnologia no Consulado Geral da França em São Paulo, Marion Magnan, reiterou o interesse em concretizar essa parceria o mais rápido possível. “Temos conversado com o atual reitor sobre a importância dessa relação e de encontrar projetos de pesquisa com tamanho suficiente para constituir um centro internacional. Esse projeto sobre migração, tanto para a Unicamp como para os três parceiros franceses, é o projeto ideal para essa nova aventura de pesquisa franco-brasileira.”

O IRD, um dos parceiros na ação, é uma instituição pública francesa que desenvolve atividades de pesquisa, formação e inovação junto de instituições brasileiras há mais de 60 anos em diferentes campos, como, por exemplo, questões ligadas a ciências do oceano, biodiversidade e recursos hídricos. Agora, o Instituto terá um ponto de referência no estado de São Paulo dedicado à cocriação de projetos relacionados à migração, conforme disse o representante do Instituto no Brasil, Abdelfettah Sifeddine.

“Para o IRD, que já tem uma história de trabalho com migração, esse centro vai fortalecer muito o nosso projeto temático não só no Brasil, mas a nível mundial. Logo, vamos fazer da Unicamp um hub onde essas ideias vão circular, ajudando a entender melhor a migração dentro de uma dinâmica de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O Instituto pretende enviar pesquisadores à Unicamp ainda em 2026, assim que os acordos estiverem formalizados. Composto por cerca de 1.200 pesquisadores, o IRD tem atuação em 43 países na África, na Ásia, na América Latina e no Caribe, com a proposta de trabalho em redes internacionais.

Além disso, participaram da reunião o chefe de Gabinete da Reitoria Osvaldir Taranto, a coordenadora para Cooperação Internacional Ludmila Pioli e a assessora docente Luana Mattos, ambas da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri). (Unicamp)

Tags: CentroFrançainstituiçõesmigraçãopesquisaredes internacionalUnicamp
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Guarani vence Dérbi 213 com gol nos acréscimos e afunda Ponte no Paulistão
Manchete

Guarani vence Dérbi 213 com gol nos acréscimos e afunda Ponte no Paulistão

Por Redação
31 de janeiro de 2026

...

Motociclista morre arrastado por enxurrada durante forte chuva em Piracicaba; região registra temporais
Manchete

Motociclista morre arrastado por enxurrada durante forte chuva em Piracicaba; região registra temporais

Por Gustavo Abdel
30 de janeiro de 2026

...

Carnaval de Campinas terá 500 horas de festa e 67 eventos de rua; confira a programação

Carnaval de Campinas terá 500 horas de festa e 67 eventos de rua; confira a programação

29 de janeiro de 2026
Campinas recebe 1ª audiência pública para concessão da segurança hídrica da bacia PCJ

Campinas recebe 1ª audiência pública para concessão da segurança hídrica da bacia PCJ

29 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passinhos dos anos 80 voltam com força e unem gerações em Campinas – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Vôlei Renata visita Guarulhos na abertura da rodada da Superliga Masculina

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Guarani vence Dérbi 213 com gol nos acréscimos e afunda Ponte no Paulistão

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pré-Carnaval de Campinas começa neste sábado; confira programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.