Abrir caminho para que jovens talentos negros se conectem com grandes empresas e o mercado de trabalho é a principal proposta do 4º Encontro com Unicamp Black Network (UBN). Uma das principais feiras de oportunidades do Brasil acontece nesta quarta-feira (4), das 15h às 20h, no prédio da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), na Cidade Universitária, Barão Geraldo, em Campinas. A entrada é gratuita.
As inscrições e retirada de ingressos podem ser feitas de forma on-line no endereço https://www.sympla.com.br/evento/encontro-com-ubn-2025/2833497 até o dia do evento. A previsão é que a edição 2025 atraia cerca de 1.000 pessoas, entre universitários da Unicamp, de outras instituições e público interessado. Representantes de 24 empresas parceiras participam na iniciativa.
Durante as cinco horas do encontro, os estudantes têm a chance de visitar os estandes, expandir os conhecimentos e expectativas sobre o plano de carreira e mercado de trabalho, fortalecer a troca de contatos e tirar todas as dúvidas sobre o processo e demandas que antecedem a profissionalização. Além disso, o evento se transformou ao longo das edições no elo entre os jovens e as empresas, que utilizam a oportunidade para recrutar pessoas para processos seletivos em aberto.
O 4º Encontro com Unicamp Black Network (UBN) ainda oferece aos participantes a chance de atualizar a foto para o Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Novidade em 2025, o serviço será prestado gratuitamente por profissionais da área da fotografia. O currículo também pode ser avaliado no decorrer do evento.
A maior feira de carreiras universitária para jovens pretos e pardos do país reúne representantes de gigantes do mercado como Santander; Unilever; Ambev; ADM; BCG; Bosch; Cargill; Deloitte; Embraer; EY; GE Vernova; Goldman Sachs; Google; Grupo NC (EMS); Itaú; John Deere; Kearney; L’Oréal; Mars; Oracle; Sanofi; BTC; CNPEM e TetraPak.
O engenheiro mecânico formado pela Unicamp Matheus Gomes, idealizador da UBN, destaca a importância da iniciativa para os jovens. Lembra que na primeira edição do encontro, em Campinas, havia oito empresas. Hoje o número de parceiros saltou para 24. “É um evento que tem o objetivo de estabelecer a conexão entre os talentos negros e as organizações que buscam a diversidade com profissionais de excelência”, destaca.
A Unicamp Black Network (UBN) foi criado em 2020 por um grupo de jovens universitários negros com ambição de promover a equidade para a construção de uma comunidade voltada à conexão e capacitação de lideranças. A determinação na luta pela igualdade faz com que o grupo promova ações voluntárias, com destaque para a feira desta quarta-feira, 4 de junho.
“As ações são gratuitas, pensadas e executadas de maneira coletiva, comunitária, com o objetivo de fomentar a presença de pessoas negras qualificadas nas grandes empresas”, diz a analista de processos da Bosch e diretora de marketing do UBN, Larissa Carvalho.
Desde 2020, o coletivo investiu ao menos R$ 200 mil no desenvolvimento de talentos profissionais por meio de participação em feiras e mentorias. O UBN também utiliza recursos para a distribuição de bolsas de estudo, cursos do idioma inglês, por exemplo.
“O que fazemos aqui é mais que uma estratégia: é entrega, é paixão. Nosso sonho é que um dia o UBN não precise mais existir, tempos em que encontros como esse não sejam mais uma necessidade e sim uma celebração. Só de pensar que há 30 anos movimentos assim mal conseguiam existir, imagino que nos próximos 30 estaremos em um momento muito melhor”, enfatiza Larissa.
Atualmente, o grupo presta assistência e suporte para alavancar a carreira de 400 jovens. O acompanhamento vai desde ajuste de currículo, até a preparação de jovens para entrevistas e processos seletivos. Desde a criação do UBN, ao menos 100 contratações de profissionais foram concretizadas.
Joyce Evangelista, gerente de contas do Banco Agibank, se restabeleceu no mercado de trabalho depois de conhecer o UBN. “Foi em um momento difícil da minha vida, após uma demissão marcada pelo racismo. Um convite de um amigo me levou a um auditório cheio de jovens negros determinados, achei aquilo revolucionário. Percebi que não estava mais sozinha”, recorda.
Serviço:
4º Encontro com Unicamp Black Network (UBN) – Campinas
Local: Prédio da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest)
Endereço: Rua Josué de Castro, 120, campus da Unicamp, Cidade Universitária, Zeferino Vaz – Barão Geraldo,
Data: 4 de junho, quarta-feira
Horário: 15h às 20h
Entrada: Gratuita
Inscrições e Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-com-ubn-2025/2833497
Organização: Unicamp Black Network (UBN)
Informações: https://www.instagram.com/ubn.unicamp/











