Órgão máximo de deliberação da Unicamp, o Conselho Universitário (Consu) elaborou nesta terça-feira (1º) a lista tríplice com os nomes dos indicados ao cargo de reitor da Universidade para o período 2025-2029. A lista é encabeçada pelo professor da Faculdade de Educação Física (FEF) Paulo César Montagner, vencedor do segundo turno da consulta realizada nos dias 25 e 26 de março.
Segundo colocado na disputa, o professor José Antônio Rocha Gontijo aparece logo depois, seguido da professora Maria Luiza Moretti. O atual titular do cargo, Antonio José de Almeida Meirelles, afirmou que a lista será encaminhada ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas. Tradicionalmente, o governador indica para o cargo o primeiro nome da lista.
O indicado deverá se tornar o 14º na linha sucessória de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador e primeiro reitor da Universidade.
Os conselheiros realizaram três votações. Na primeira, escolheram o nome do professor que deveria encabeçar a lista. Em seguida, o nome de quem deveria ser o segundo e, por fim, o nome do terceiro indicado. Todas as votações ocorreram por meio do uso de cédulas de papel, depositadas em urnas instaladas na sala do Consu. Em cada votação, uma apuração separada. A sessão extraordinária durou cerca de duas horas.
Realizada em dois turnos, a consulta à comunidade marca a sucessão de Meirelles, no cargo desde abril de 2021.
A campanha para a escolha do novo reitor começou no final de janeiro, quando a Comissão Organizadora da Consulta (COC) homologou as candidaturas de Montagner, Gontijo e Moretti. Docentes, estudantes e servidores participaram da consulta e puderam votar.
Com 51,61% dos votos no segundo turno, Montagner venceu a disputa. Gontijo obteve 48,39% dos votos e ficou em segundo lugar. O docente da FEF liderou a chapa formada com o professor Fernando Coelho, do Instituto de Química (IQ) e atual pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura. Coelho deverá ocupar o cargo de coordenador-geral da Universidade.
O colégio eleitoral na Unicamp é composto por cerca de 38.300 pessoas, das quais, aproximadamente, 1.900 professores, 6.900 servidores e 29.500 estudantes. Participaram do segundo turno um total de 13.600 eleitores. O voto é facultativo. (Com informações da Unicamp)