Em mais um confronto direto contra o rebaixamento, o terceiro consecutivo da equipe, mas agora longe de Campinas, após duas duras derrotas dentro do Majestoso, a Ponte Preta visita o CRB na noite desta quinta-feira (19), às 19h30, no estádio Rei Pelé, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo do canal GOAT, no YouTube, através deste link.
O duelo coloca frente a frente as duas únicas equipes que ainda não venceram no segundo turno do campeonato. A Macaca amarga um jejum de sete jogos, com quatro derrotas e três empates. A última vitória da Macaca foi no dia 4 de agosto: 1 a 0 sobre o Avaí, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela última rodada do primeiro turno da Série B.
Além disso, para piorar, a Ponte não vence há 15 partidas como visitante, com nove derrotas e seis empates. Em 13 jogos fora do Majestoso na atual edição da Série B, sendo quatro com João Brigatti e nove com Nelsinho Baptista, a equipe alvinegra perdeu sete (cinco com Nelsinho) e empatou seis (quatro com Nelsinho).
A última vez que a Macaca triunfou longe de seus domínios foi no dia 25 de fevereiro, portanto há quase sete meses. Na ocasião, a equipe ainda comandada pelo técnico João Brigatti conquistou histórica vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Na 15ª colocação da Série B, com 29 pontos, a Ponte Preta não corre nenhum risco de terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento, graças às derrotas de Ituano (16º) e Chapecoense (17º), que permaneceram com 28 pontos. No entanto, caso seja derrotada pelo CRB, a Macaca ficará à beira da degola, pois será ultrapassada pelo adversário alagoano, que neste momento é o 18º colocado, com 26 pontos.
A crise do adversário é ainda maior: o CRB não ganha há 13 jogos oficiais, com oito derrotas e cinco empates, contando Série B e Copa do Brasil. A última vitória da equipe alagoana foi no dia 20 de julho: 1 a 0 sobre o Ituano, no Rei Pelé.
A sequência negativa de resultados custou a demissão do técnico Daniel Paulista, que foi substituído pelo campineiro Bruno Pivetti, com passagem recente pelo Guarani, assim como seu antecessor no cargo. Sob o comando de Pivetti, o CRB empatou uma partida e perdeu outra, ambas contra o Sport.

Para o duelo desta noite em território alagoano, o técnico pontepretano Nelsinho Baptista terá o retorno de sua dupla de zaga titular, formada por Sérgio Raphael e Mateus Silva, que cumpriram suspensão na última rodada e viram pela televisão a Macaca ter sua pior atuação dos últimos tempos e sofrer goleada por 4 a 1 para o Ituano, na última sexta-feira (13), em pleno Majestoso.
Por outro lado, o comandante da Macaca segue sem poder contar com o centroavante Jeh, artilheiro da Ponte na temporada, com 11 gols, sendo sete na Série B. O jogador desfalcou a equipe nas últimas duas partidas e continua entregue ao departamento médico, recuperando-se de uma lesão muscular na coxa direita. Ele deve retornar aos gramados somente no meio de outubro, totalizando um mês fora de combate.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o CRB:
Pedro Rocha; João Gabriel (Luiz Felipe), Mateus Silva (Nilson Júnior), Sérgio Raphael e Igor Inocêncio (Gabriel Risso); Emerson Santos (Hudson), Ramon Carvalho (Emerson) e Élvis; Iago Dias, Novaes e Renato (Dodô). Técnico: Nelsinho Baptista.