Uma aeronave de médio porte caiu no Jardim Florido, próximo ao condomínio Vila Hípica, na região da Capela, em Vinhedo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Chovia fraco no momento do acidente, que ocorreu por volta das 13h20. O avião levava quatro tripulantes e 58 passageiros. A Prefeitura do município informou que não há sobreviventes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, que enviou sete equipes para atender à ocorrência ao ser acionado, às 13h25, a aeronave caiu na Rua Edueta, perto do número 2.500.
Imagens aéreas feitas pela TV Globo mostram a aeronave completamente destruída, no jardim de uma casa do Residencial Recanto Florido. A Prefeitura de Vinhedo informou que o avião não atingiu casas e não houve vítimas em terra.
A Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo), dona da aeronave, detalhou que o avião turboélice de passageiros saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Esse tipo de avião comporta até 68 passageiros.
A aeronave decolou às 11h58 de Cascavel e deveria chegar a Guarulhos às 13h50. Antes, o avião partiu por volta das 5h de Ribeirão Preto com destino à cidade paranaense.

Em nota oficial, o Voepass informou:
“Um acidente envolvendo o voo 228, avião PSVPP, nesta terça-feira, na região de Vinhedo. A aeronave decolou de Cascaval, Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo. A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há anda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo. A companhia está prestando atendimento pelo telefone 0800-9419712, 24 horas por dias, informação a todos os passageiros, parentes e colaboradores”, encerra a nota

Também por meio de nota, a Força Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo (hoje Voepassa), de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
“Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”, informou a FAB.
O governo do Estado se pronunciou sobre o acidente. Afirmou que o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.
“Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela, em Vinhedo (SP), para o atendimento de uma ocorrência de queda de aeronave. O avião da Voepass Linhas Aéreas saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e, segundo a companhia, 62 pessoas estariam a bordo, sendo quatro delas tripulantes”
Durante o lançamento do programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), executado pela Marinha, nesta tarde, em Itajaí (SC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio para as vítimas em Vinheod. “Queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo”.
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.
A Polícia Federal anunciou que irá investigar os motivos da queda da aeronave. Especialistas que analisaram imagens do acidente consideraram a hipótese de a formação severa de gelo nas asas ter ocasionado a queda.
Campinas
A Prefeitura de Campinas colocou seus serviços à disposição para auxiliar o município de Vinhedo por conta do desastre aéreo ocorrido no início da tarde desta sexta-feira, 9 de agosto. A Defesa Civil da cidade vai apoiar com duas equipes no local do acidente e poderá auxiliar com vistorias de imóveis afetados, após liberação da área.
Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde da Rede Mário Gatti estão de prontidão para acolher possíveis sobreviventes. O Samu de Campinas não foi acionado, mas manteve equipe de prontidão e comunicou os hospitais da cidade caso seja necessário socorrer vítimas.
A autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec) também já colocou equipes e estrutura funerária à disposição de Vinhedo e das autoridades estaduais e federais.
*Às 8h40 deste sábado (10), a Voepass Linhas Aéreas divulgou uma nota informando que o passageiro Constantino Thé Maia é uma das vítimas do acidente, o que eleva de 61 para 62 o total de mortos no acidente. Segundo a Voepass, o nome de Constantino não estava na lista de passageiros embarcados, divulgada sexta-feira, por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados.
Vídeos (veja abaixo) mostram o avião de dois motores perdendo sustentação e caindo no solo, após rodopiar no ar. Em solo, ele pegou fogo.







