A Secretaria de Saúde de Campinas alerta para a baixa adesão de crianças e adolescentes à segunda dose da vacina contra a dengue.
Segundo a Pasta, até esta quarta-feira (2), apenas 36,1% do público apto a completar o esquema vacinal voltou às unidades básicas.
A proteção ideal é garantida com duas doses, reforça a secretaria. O público alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Desde 11 de abril o Programa de Imunização aplicou um total de 22 mil vacinas nos 68 centros de saúde (CSs).
O intervalo necessário entre as aplicações é de três meses.
A Saúde do município destaca que 2,3 mil crianças e adolescentes receberam somente a 1ª dose até o momento porque ainda precisam aguardar o fim do intervalo orientado pelo Ministério da Saúde para completar o esquema vacinal.
“A vacina é segura e importante para evitar complicações da doença”, frisa a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli. “Reforçamos a importância dos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes comparecerem às unidades básicas para que, após três meses, o esquema seja completado para garantir proteção adequada. Os cuidados contra a dengue são constantes e a imunização evita casos graves e até óbitos pela doença”, explicou.
A pasta reforça que não há necessidade de realizar agendamento para receber a dose contra a dengue. “Basta levar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação (se tiver)”, informa.
Confira os números da vacinação contra a dengue em Campinas:
- 1ª dose: 16.823
- 2ª dose: 5.228 (36,1% das 14.458 pessoas aptas a receber)
- Total de doses aplicadas: 22.051
- receberam a 1ª dose e precisam esperar intervalo: 2.365 pessoas
- estão com esquema incompleto: 9.230 pessoas (63,8% das pessoas aptas a receber)