Crianças e idosos contribuíram para que a cobertura da vacinação contra a gripe em Campinas chegasse perto dos 50%. A Secretaria de Saúde registrou 279.229 doses do imunizante aplicadas ao longo de 15 semanas de campanha. A cobertura geral é de 49,66% entre idosos, gestantes, puérperas e crianças.
Em todo o estado de São Paulo, a ação nos 645 municípios paulistas aplicou um total de 9.157.311 doses. A campanha de vacinação contra influenza encerra no próximo domingo (14). No ano passado, a cobertura geral no estado foi de 53%.
Em Campinas, a maior adesão ao imunizante ocorreu entre as crianças, com cobertura de 51,54% do público. Os idosos representaram 50,41%, enquanto as gestantes e puérperas compreendem 24,69% e 24,42%, respectivamente.
Os imunizantes seguem disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs), mesmo depois de encerrada a campanha, até se esgotarem as doses. A vacina é segura e neste ano protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.
Desde 2 de maio, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem tomar a dose contra a gripe. Para receber, basta ir até uma unidade básica e apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação (se tiver).
Benefícios
A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, ressaltou os benefícios da vacinação. “É a melhor forma de prevenir sintomas graves e mortes por gripe. A campanha está na reta final, por isso, é importante que as pessoas procurem pelos centros de saúde para receber o imunizante e atualizar outras doses previstas no Calendário Nacional se houver necessidade”, explicou. Neste ano, a cidade já registrou dois óbitos pela doença.







