O Guarani lutou desde o primeiro minuto, sofreu com a expulsão de Índio ainda no primeiro tempo e empatou por 2 a 2 com o Botafogo, na tarde deste domingo (28), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um jogador a menos, Ronaldo Alves abriu o placar para o time campineiro, Marco Antônio e Rafael Navarro viraram o jogo para os cariocas, e Lucão do Break garantiu o empate.
Com o empate, o Bugre termina a Série B com 60 pontos, na sexta posição e não consegue o acesso para a Primeira Divisão. Campeão com uma rodada de antecedência, o Fogão encerra a competição com 70 pontos e sobe para a Série A ao lado de Goiás, Coritiba e Avaí.

O jogo
A partida começou sem grandes emoções e demorou para surgir a primeira oportunidade de perigo. Em boa jogada pelo meio-campo, Andrigo soltou uma bomba de canhota, de fora da área, e a bola passou perto do travessão. Melhor em campo, o Bugre encontrou dificuldade para criar novas chances, mas anulou o setor ofensivo do Fogão e o jogo continuou pouco movimentado.
Aos 30’, o volante Índio tomou cartão amarelo após segurar o meia Marco Antônio, impedindo ataque do time carioca. Seis minutos depois, o volante alviverde deu entrada dura no meia-atacante Warley, tomou o segundo amarelo e acabou expulso de campo, deixando a equipe campineira com um jogador a menos. Com um a mais, o Botafogo foi para cima e quase abriu o placar com Luis Oyama. O volante arriscou chute de fora da área e a bola foi sobre o gol de Gabriel Mesquita na última chance do primeiro tempo.
O Guarani voltou com tudo na etapa final e abriu o placar logo no primeiro minuto. Em cobrança de falta, Bidu caprichou e colocou a bola na cabeça de Ronaldo Alves. O zagueiro subiu mais que a defesa adversária e testou com categoria para colocar a bola no fundo do gol.

Em vantagem no placar, o Bugre recuou e começou a tomar pressão. Luis Oyama fez ótimo lançamento para Ronald, que encontrou Marco Antônio. O meia passou para Rafael Navarro que finalizou, e a bola explodiu na defesa do Alviverde. O Fogão continuou crescendo no jogo e chegou ao empate. Ronald recebeu ótimo passe e enxergou Marco Antônio dentro da área. O meia limpou a marcação, a bola desviou na defesa alviverde e foi para o fundo do gol, sem chances para Gabriel Mesquita.
Necessitando de uma vitória a qualquer custo, o Guarani foi com tudo para o ataque, mesmo com um jogador a menos, e tomou a virada. Chay aproveitou os espaços em campo e cruzou para Rafael Navarro, mas a bola passou por todo mundo. No rebote, foi a vez de Carlinhos cruzar, e o próprio Navarro subiu mais que a defesa bugrina para estufar a rede.
Valente, o Guarani foi com tudo e quase chegou ao segundo gol com Andrigo. O meia soltou um canhão de fora da área, e Diego Loureiro fez grande defesa. No minuto seguinte, o Alviverde empatou. Em mais uma bola na área, foi a vez de Lucão do Break subir mais que todo mundo e garantir a igualdade no placar para o time campineiro.
Nos acréscimos, Eduardo Person pegou muito bem na bola em lindo chute de fora da área, e a bola passou tirando tinta do travessão no último lance perigoso da partida.

Agenda
A Série B terminou e os elencos de Guarani e Botafogo entram de férias. O Bugre volta a campo no final de janeiro pelo Campeonato Paulista, diante do São Paulo, no Brinco de Ouro da Princesa, com dia e horário a definir. O Fogão também volta a jogar na reta final do mês de janeiro, quando encara o Boavista, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, com data, horário e local ainda indefinidos.
FICHA TÉCNICA: BOTAFOGO 2×2 GUARANI
Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges (Rafael), Carli, Kanu, Carlinhos; Luis Oyama, Romildo (Matheus Frizzo) e Chay (Ricardinho); Warley (Ronald), Marco Antônio (Rafael Moura) e Rafael Navarro. Técnico: Enderson Moreira.
Guarani: Gabriel Mesquita; Samuel Santos, Thales (Carlão), Ronaldo Alves e Bidu; Bruno Silva, Índio e Andrigo; Pablo (Eduardo Person), Júlio César (Renanzinho) e Lucão do Break. Técnico: Daniel Paulista.
Gol: Ronaldo Alves, com 1’ do segundo tempo, Marco Antônio, aos 24’ do segundo tempo, Rafael Navarro, aos 34’ do segundo tempo e Lucão do Break, aos 39′ do segundo tempo.
Cartão amarelo: Gabriel Mesquita (GUA), Samuel Santos (GUA); Rafael Navarro (BOT).
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR).







