Valinhos declarou situação de emergência em razão dos incêndios em áreas de mata na cidade. A Serra dos Cocais é um dos espaços mais afetados e o fogo atingiu grandes proporções na área. Para enfrentar a situação, que chegou a um nível crítico na noite desta quarta-feira (4), a prefeitura criou um comitê gestor.
O incêndio na Serra dos Cocais teve início no sábado (31) e até esta quarta-feira (4) o fogo já havia consumido mais de 270 mil metros quadrados de vegetação. Moradores próximos à área também corriam riscos e se mobilizavam para combater as chamas.
Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, Polícia Militar e brigadas locais, além do Exército, integram o comitê gestor.
“O comitê está centralizando todos os esforços, inclusive de brigadas de empresas para que consigam fazer o apoio aqui neste incêndio na Serra dos Cocais, que é muito triste”, disse a prefeita de Valinhos Lucimara Godoy, em vídeo no local do incêndio postado nas redes sociais.
A inacessibilidade na área preocupa as autoridades dentro do trabalho de combate às chamas. “O relevo é muito íngreme, seja por acesso a pé e com veículo menos ainda. Vamos fazer aceiros para que o fogo se extingue nos pontos que seja possível chegar”, afirmou o capitão Gobbo, do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Civil não descarta ação criminosa e abriu um inquérito para investigar as causas do incêndio. Até a tarde desta quinta-feira (5), o comitê seguia mobilizado para conter os focos de incêndio na Serra dos Cocais.