Campinas teve no último final de semana mais uma praça de esportes vandalizada. O alvo, desta vez, foi a Ferdinando Panattoni, na Vila Joaquim Inácio, na região Sul. A piscina do espaço precisou ser interditada e deve permanecer fechada até, pelo menos, esta sexta-feira (14). As aulas de natação e hidroginástica programadas para esta semana foram suspensas.
A secretaria municipal de Esportes e Lazer estima prejuízo aproximado de R$ 50 mil provocado pelo vandalismo nas praças de esportes de Campinas nestes primeiros meses de 2025. Em fevereiro, o Complexo Esportivo Jorge Mendonça, no Distrito do Campo Grande, foi atacado. Durante as festas de fim de ano, quatro áreas esportivas também foram destruídas.
“Difícil de entender o que leva essas pessoas a destruírem aquilo que é delas mesmo. Agora os moradores ficam privados de um momento importante de lazer, sem contar os prejuízos financeiros com a reforma, prejuízos esses que são arcados por toda a comunidade”, lamentou o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
Ações e reações
Na Praça Ferdinando Panattoni os vândalos invadiram o espaço após cortar o alambrado. Eles sujaram a água da piscina, espalharam lixo nas áreas de convivência e danificaram outros bens públicos. Equipes da prefeitura trabalham para agilizar o conserto do alambrado e o tratamento da água. A previsão é de reabertura da piscina no sábado (15). A praça está aberta para outras atividades.
O Complexo Esportivo Jorge Mendonça teve cabos elétricos furtados, o que interrompeu o funcionamento do Parque Molhado que é utilizado por cerca de 3 mil crianças. A situação foi solucionada após uma força-tarefa entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria de Serviços Públicos, com suporte da CPFL.
Durante as festas de fim de ano, a Praça Dr. Roberto Ângelo Barbosa, na Vila 31 de Março, sofreu danos na piscina e em outros equipamentos. A Praça Primavera, na Vila Costa e Silva, teve lixeiras destruídas. Na Praça Emil Rached, no DIC VI, foram espalhados lixo nas áreas comuns. Já a Praça Salvador Lombardi Neto, no Jardim Eulina, teve o alambrado e traves do campo de futebol danificados. Todos esses espaços, após os consertos, foram reabertos em 3 de janeiro.
Medidas
A Secretaria de Esportes e Lazer afirma que solicitou à Guarda Municipal que as rondas sejam intensificadas nas áreas onde a incidência de vandalismo é mais acentuada.
Campinas conta com 31 praças de esportes.