13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Veja como vão funcionar os serviços municipais no feriado da Padroeira de Campinas

Expediente público na Prefeitura retorna normalmente na terça-feira

Redação Por Redação
8 de dezembro de 2025
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Corrida de rua movimenta Centro de Campinas em prol da Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana: Prefeitura de Campinas mantém atendimentos essenciais no feriado de Nossa Senhora da Conceição. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, será feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Campinas.

A Prefeitura de Campinas manterá um plantão dos serviços essenciais, em diversos setores, durante o feriado prolongado.

Confira como será o funcionamento dos principais serviços municipais:

Atendimento 156 – Funcionam os atendimentos on-line, pelo whatsapp e pelo Portal do Cidadão. Por telefone, não haverá atendimento.

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.

Ceamo (Centro de Referência em Apoio à Mulher) – Estará fechado no dia 8 de dezembro. O atendimento estará normalizado a partir de terça-feira (dia 9), das 8h às 17h.

Cohab Campinas – Estará fechada no dia 8 de dezembro, voltando normalmente no dia 9

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – Estarão fechados no dia 8 de dezembro. O atendimento estará normalizado a partir de terça-feira (9), das 8h às 17h.

Procon – Em virtude do feriado, não haverá expediente no posto do Procon no Poupatempo no dia 8 de dezembro. O atendimento retornará ao normal no dia 9 (terça-feira). As unidades dos Agilizas, Espaço Cidadão e 151 também permanecerão fechadas na segunda, dia 8, retornando na terça-feira , 9

CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) – A unidade do CPAT localizada no Centro de Campinas  retoma o atendimento somente na terça-feira, 9 de dezembro, às 7h30. Os postos Agiliza Campo Grande e Agiliza Ouro Verde encerram o atendimento na sexta-feira, 5 de dezembro, às 16h, e reabrem na terça-feira, 9 de dezembro, às 8h.

Coleta de lixo – No dia 8, funcionará da seguinte forma:

Domiciliar – Funciona normalmente;

Varrição: Plantão;

Coleta Seletiva – Não haverá;

Coleta hospitalar – Somente grandes geradores;

Ecopontos – Funcionamento normal.

Sanasa/Água e Esgoto – As agências de atendimento ao cliente da Sanasa estarão fechadas na segunda-feira, dia 8 de dezembro. O atendimento será feito exclusivamente pela central 0800 7721 195, que funciona 24 horas. A Sanasa manterá equipes de plantão para a execução de reparos emergenciais durante o feriado.

Parque das Águas – O Parque das Águas, administrado pela Sanasa, funcionará normalmente durante o feriado, das 6h às 20h.  O Jardim dos Espelhos, área de lazer que fica na sede da Sanasa, funcionará das 6h30 às 20h no sábado, domingo e segunda-feira.

Museus, bibliotecas e Observatório Jean Nicolini – Os espaços culturais ficam fechados no feriado, dia 8 de dezembro. A retomada acontece na terça, dia 9. Para conferir a programação, acesse: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo

Torre do Castelo – A Torre do Castelo vai abrir neste domingo (7 de dezembro), das 10h às 12h e das 13h às 21h. Na segunda-feira, dia 8, o horário de abertura será das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Parques e bosques – Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente, exceto o Bosque dos Alemães e o Bosque da Paz Yitzhak Rabin, que estarão fechados porque passam por reforma. O Bosque dos Jequitibás estará aberto na segunda-feira, dia 8, e fechará na terça-feira.

Cemitérios municipais – Funcionam normalmente, das 7h às 17h.

Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 6h às 12h (horário oficial; pode se estender).

Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender).

Sistema Público de Saúde – No domingo e na segunda (dias 7 e 8 de dezembro), todos os centros de saúde estarão fechados. Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti, Mário Gattinho e Ouro Verde, assim como o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h tanto no feriado quanto nos fins de semana.

Consultório Veterinário Móvel – As duas unidades funcionam normalmente na segunda-feira, 8 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. A unidade 1 está localizada na AR-10, rua Amadeu Mendes, 85, Vila Lemos (região do Proença) e a unidade 2 está localizada na área em frente ao DPBEA, rua das Sapucaias, 115, Vila Boa Vista.

Praças de Esporte – As praças de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer permanecerão fechadas na segunda-feira, 8 de dezembro, e reabrem na terça, dia 9.

Emdec e Transporte:

Trânsito e transporte coletivo – A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém os serviços essenciais e de emergência durante o feriado do dia 8 de dezembro (segunda-feira). As equipes de trânsito e transporte, semafóricas e de sinalização atuarão normalmente. Serão mantidos o acompanhamento remoto pelo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte e a operação e fiscalização nos terminais urbanos.

PAI-Serviço- Não haverá alterações na operação do PAI-Serviço, durante o feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Os veículos vão circular com a programação normal para o sábado. Também não haverá alteração no cronograma regular de agendamentos, que devem ser feitos pelo telefone 118 (opção 2); pelo aplicativo; ou pelo chatbot, disponível no site da Emdec. Os veículos do Pai-Serviço circulam das 6h30 às 18h; e de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. O serviço de agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, seguindo a programação padrão.

Operação Lagoa e Ciclofaixa de Lazer – Na segunda-feira (8) haverá Operação Lagoa, mas a Ciclofaixa de Lazer não vai ser operacionalizada.

 

Tags: atendimentoCampinasferiadoHora CampinasPadroeiraParquesPrefeituraserviços
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas
Cidade e Região

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024
Cidade e Região

Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Prefeitura de Sumaré lança campanha ‘A Dengue Mora Onde Você Não Olha’

Prefeitura de Sumaré lança campanha ‘A Dengue Mora Onde Você Não Olha’

12 de janeiro de 2026
Zona Azul na avenida Coronel Silva Telles começa nesta segunda-feira

Zona Azul na avenida Coronel Silva Telles começa nesta segunda-feira

12 de janeiro de 2026
Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

12 de janeiro de 2026
IPVA 2026: prazo para pagamento começa nesta segunda; veja tabela

IPVA 2026: prazo para pagamento começa nesta segunda; veja tabela

12 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.