Reginaldo Pupo
Ainda sequer chegou a primavera e uma das praias mais badaladas do litoral norte de São Paulo, Maresias (a 280km de Campinas), já recebe um fluxo grande de turistas. É um termômetro de como será o verão, a estação mais quente do ano. Referência do surfe e de vida noturna agitada, a praia também acolhe quem busca apenas relaxar em suas areias brancas e curtir a bela natureza do lugar.
O mar de águas cristalinas e de cores entre os tons verde e azul encantam os visitantes. Na avenida principal, bares, lanchonetes, hotéis, pousadas e condomínios de luxo revelam a essência de Maresias, um bairro da cidade de São Sebastiao, que sempre atraiu turistas de todos os cantos do país, principalmente nos períodos de férias de verão.

Uma caminhada na praia com a brisa do mar, um mergulho refrescante ou simplesmente contemplar o horizonte do oceano ao longe já são atividades que recarregam as energias de qualquer amante da natureza.
E se o espírito do turista é mais aventureiro, a trilha Maresias-Paúba pode ser um passeio ainda mais surpreendente. Ao longo do trajeto, mirantes revelam toda a beleza dessas duas praias separadas pela montanha. Também tem a trilha que leva até o Poço do Caetano (2,8 km), de nível moderado, uma imersão na mata nativa e espetacular da região.

A praia de Maresias estimula atividades físicas ao ar livre. O turista pode ter aulas de surfe, slackline, jogar futevôlei, beach tennis, vôlei de praia, caiaque, stand-up paddle, enfim, manter o corpo e a mente saudáveis.
E que tal um giro pela vila e pelo comércio diversificado? Numa caminhada relativamente curta, o turista consegue visitar a Capelinha de Maresias, dedicada a São Benedito; o Beco da Mulher Maravilha, com seus grafites de vários artistas; as lojinhas de roupas, acessórios, sorveterias do Boulevard Maresias e muitas outras opções gastronômicas do centro.











