O vereador de Sumaré Welington Domingos Pereira, conhecido como Welington da Farmácia (MDB), foi condenado a oito anos e três meses de prisão em regime fechado pela 2ª Vara Criminal do município pelo crime de corrupção passiva. A decisão, proferida nesta terça-feira (3), também determina a perda do mandato vigente do parlamentar.
Ele é pai do atual vice-prefeito, André da Farmácia (MDB).
A condenação está relacionada a um esquema de propinas operado quando Welington ocupava o cargo de secretário de Planejamento de Sumaré. Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), do Ministério Público de São Paulo, o então secretário exigiu de empresários pagamentos para liberar alvarás de construção de empreendimentos imobiliários na cidade.
A defesa do parlamentar, representada pelo advogado Ralph Tórtima Filho, informou que irá recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
O vereador poderá recorrer em liberdade.
O esquema foi alvo de uma operação do Gaeco em junho de 2022, que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Sumaré, na casa e na farmácia do investigado.
Nos dois últimos endereços, o Baep encontrou R$ 157 mil em espécie, sendo R$ 95 mil na residência e o restante no estabelecimento comercial.
Segundo o Ministério Público, durante a ação, Welington tentou esconder pacotes de dinheiro em mochilas de um dos filhos que se preparava para ir à escola. Também foram apreendidos documentos, computadores e pen drives.
Os casos investigados ocorreram entre 2018 e 2019. Em um deles, uma das vítimas relatou ao Ministério Público que Welington pediu 2% do valor total de venda dos apartamentos ou um imóvel do empreendimento como contrapartida para liberar a obra.
A sentença
Na decisão, o magistrado absolveu Welington da Farmácia da acusação de corrupção passiva em um dos episódios, mas o condenou pelo crime relacionado à outra vítima.
Além da pena de prisão e da perda do mandato, o vereador foi condenado ao pagamento de 170 dias-multa, cada um equivalente a três salários mínimos vigentes à época dos fatos.
Welington da Farmácia foi eleito vereador em 2024, sendo o sexto candidato mais votado da cidade. Ele já havia exercido dois mandatos anteriores, entre 2009 e 2012 e entre 2013 e 2016, período em que presidiu a Câmara entre 2015 e 2016.







