As obras do novo viaduto que conectará o Parque Bandeirantes, em Sumaré, ao Jardim Nova Europa, em Hortolândia, avançam para os últimos detalhes antes da liberação. Com investimento de R$ 38 milhões do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de São Paulo), a obra terá 225 metros de extensão e melhorará a mobilidade urbana e oferecer uma nova opção de acesso para pedestres e motoristas.
Os trabalhos do DER já foram concluídos no local, que agora passa por finalização de trabalhos realizados pela Prefeitura de Sumaré para a liberação do fluxo.
O viaduto, que irá transpor a linha férrea, ligará a Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, em Sumaré, à Avenida Cristóvão Colombo, em Hortolândia, beneficiando diretamente moradores de ambas as cidades, além de impactar positivamente a região de Vila Padre Anchieta, em Campinas.
“A expectativa é de melhoria para o comércio e de aumento do fluxo de pessoas”, diz Dione Ferreira, empresário do setor de bebidas e morador do Parque Bandeirantes, à Agência SP. Sua empresa fica ao lado do acesso ao viaduto. “A obra vai ligar nosso bairro com o centro de Hortolândia. Vai facilitar muito para a gente”, completa.
Dione conta que possui clientes e parentes “do outro lado” da linha férrea. “Eles sempre reclamavam da dificuldade de vir até aqui. Com a obra pronta, o pessoal de lá vai poder vir muito para cá, e os nossos clientes do bairro também vão para o lado de lá. Vai ser um fluxo bem melhor.”
A obra, além de promover a integração entre as cidades, também trará benefícios para o desenvolvimento local, na avaliação do empresário. “Temos algumas empresas novas já instaladas na frente do nosso bairro e mais virão”, comenta Dione. “Com a obra, mais empresas vão se instalar, impulsionando o comércio e gerando mais empregos.”







