A Escancara Coletiva apresenta a primeira edição da Roda de Palhaçaria neste próximo sábado (4), às 16h, na Praça Maria Mãe do Povo, na Vila Padre Manoel da Nóbrega.
O projeto tem como objetivo levar o circo-teatro e a arte da palhaçaria para territórios periféricos de Campinas, com apresentações gratuitas e ao ar livre. O público pode participar com contribuição voluntária no chapéu.
A estreia reunirá seis artistas da palhaçaria. O espetáculo contará com quatro palhaços da periferia de Campinas e dois convidados ligados à Escola Livre de Palhaços (ESLIPA), do Rio de Janeiro.
Entre os participantes estão o Palhaço Secura, do Rio Grande do Sul, e o Palhaço Chungo Malungo, da Venezuela, além do campineiro Palhaço Jacaré Latino, que integra a ESLIPA e a Escancara Coletiva.
O coletivo já desenvolve outras ações na Vila Padre Manoel da Nóbrega, como o curso de formação gratuito “Palhaçadas Malabarísticas”. A iniciativa terá como resultado uma apresentação de roda de palhaçaria montada pelos próprios alunos, prevista para acontecer em dezembro deste ano.
A Roda de Palhaçaria é organizada por meio de redes de colaboração e parcerias locais, como o Ponto de Cultura Ibaô, sem o uso de apoio financeiro institucional. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, a realização de eventos culturais na periferia de Campinas permite que os moradores ocupem os espaços públicos de seus próprios bairros, sem a necessidade de deslocamento para outras regiões para ter acesso à cultura.
Serviço:
1ª Roda de Palhaçaria
Data: 4 de outubro (sábado)
Horário: às 16h
Local: Praça Maria Mãe do Povo
Endereço: Rua Inhambu, 145, Vila Padre Manoel da Nóbrega – Campinas
Entrada gratuita (Chapéu)











