31 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Vinhedo adota termo de responsabilidade na volta às aulas

Escolas de Educação Infantil voltam no dia 3; o Fundamental 1 e 2 retorna no dia 10

Redação Por Redação
30 de abril de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Vinhedo adota termo de responsabilidade na volta às aulas

Sala de aula da Educação Infantil de Vinhedo, que continuará com esquema de revezamento.. Foto: Divulgação

Pais de alunos de Vinhedo terão de assinar um termo de responsabilidade no retorno às aulas presenciais na cidade, marcadas para começar na semana que vem. O termo, segundo a Prefeitura, é apenas um documento para conhecer as preferência dos pais e responsáveis sobre aula remota ou aula presencial, além de servir para orientá-los sobre como proceder de forma segura para o retorno às aulas presenciais.

“Esse termo é uma orientação de como proceder de forma segura para o retorno. Não responsabiliza os pais”, diz secretária

“Esse termo é uma orientação de como proceder de forma segura para o retorno. Não responsabiliza os pais”, garante a secretária de Educação, Eliana Chrispim. “Ele indica que o que as famílias fazem em suas casas acaba refletindo na escola. Cada responsável tem hoje responsabilidade pelo coletivo. Não se trata mais do meu filho, da minha casa, mas do coletivo. Essa foi uma das lições dessa trágica pandemia”, explicou ela.

A secretária diz que os procedimentos de prevenção e proteção à Covid-19 exigem a “corresponsabilidade de todos no cumprimento das medidas coletivas e também nas ações individuais de autocuidado”, diz o termo.

O documento recomenda ainda aos responsáveis, que monitorem o transporte escolar de seu filho, para verificar se o prestador do serviço está seguindo as recomendações sanitárias como aferição da temperatura, manutenção da higienização do carro e o respeito à capacidade reduzida do número de estudantes no veículo.

“Solicitamos o preenchimento do seguinte termo de responsabilidade, para que assim possamos ter a anuência formal do (a) senhor (a) para o retorno de seu (sua) filho (a) às aulas presenciais”

“Considerando o retorno gradual às aulas, com revezamento semanal de turmas, conforme organização de cada unidade, solicitamos o preenchimento do seguinte termo de responsabilidade, para que assim possamos ter a anuência formal do (a) senhor (a) para o retorno de seu (sua) filho (a) às aulas presenciais”, diz o documento.

Por fim, a secretaria diz que o preenchimento do termo não impede o pai e rever sua decisão de levar o filho à escola, mas caso isso ocorra, que a pessoa solicite um novo termo de consentimento, preencha e assine, informando a data de retorno, para que a escola se organize para receber o aluno.

 

Cronograma

Segundo o cronograma definido pela Secretaria Municipal de Educação, as escolas de Educação Infantil retornam com atividades presenciais a partir da próxima semana, dia 3 de maio. Já os alunos do Fundamental 1 e 2 vão reiniciar suas atividades em sala de aula no dia 10.

A secretária explicou que parte dos professores, dos grupos de risco, continua em ensino remoto e várias famílias também preferem o ensino remoto, enquanto outras querem voltar para as aulas presenciais. “Vamos organizar todas essas questões para o equilíbrio da retomada das aulas”, disse Eliana.

O retorno presencial dos alunos será gradual e facultativo, com limite máximo de 35% dos estudantes por dia em cada unidade escolar e respeito aos protocolos de segurança sanitária. Segundo Eliana, os termos já preenchidos indicam que a maioria das famílias da região central prefere aulas remotas e de outras regiões quer o retorno presencial.

Crianças de creche e período integral não retornarão aos Centros de Educação Infantil nesse período inicial de retomada. Nesta primeira fase, apenas retornarão as crianças de 4 e 5 anos, da Fase I e Fase II (idade obrigatória) em período escolar, em processos pedagógicos acompanhados por professores.

Higiene

A Secretaria garante que as escolas da cidade estão preparadas para receber os estudantes. Diz que haverá a disponibilização de água, sabão e álcool em gel em diversos locais, como salas de aula, corredores, banheiros e acessos à escola. A entrada, saída e intervalos de alunos serão monitorados para evitar aglomerações.

Atividades como competições, festas e reuniões permanecem suspensas

Atividades como competições, festas e reuniões permanecem suspensas. As classes serão organizadas para permitir que os estudantes mantenham distância segura entre eles, professores e funcionários. Todos usarão máscaras, que devem ser trocadas a cada três horas, e devem levar suas garrafas de água. As unidades escolares passarão por limpeza todos os dias, após o encerramento das atividades.

Os profissionais de educação vão fiscalizar o uso obrigatório e correto de máscara de proteção. Ao entrar na escola, alunos e profissionais terão a temperatura aferida, com acesso proibido aos que apresentarem mais de 37,5 graus. Para receber os alunos, na entrada da unidade escolar, os funcionários deverão usar máscara PFF2 e face shield.

Sala de aula

O distanciamento das carteiras deverá respeitar a distância mínima de 1,5 metro entre os alunos. Será colocado álcool em gel 70% na porta de entrada e no interior de cada sala. Haverá espaço para guardar o material de cada aluno. Nenhum material ou objeto será compartilhado ou utilizado de maneira coletiva. Haverá um rodízio de alunos no ensino presencial.

Tags: CampinasEducação Volta às AulasHora CampinasRMCVinhedo
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Primeiro Feirão de Emprego do ano registra 569 atendimentos
Cidade e Região

Primeiro Feirão de Emprego do ano registra 569 atendimentos

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Prefeitura de Campinas lacra estabelecimento que funcionava como bingo
Cidade e Região

Prefeitura de Campinas lacra estabelecimento que funcionava como bingo

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Campinas recebe nova remessa de vacinas contra covid-19

Campinas recebe nova remessa de vacinas contra covid-19

30 de janeiro de 2026
Túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial será fechado para reparos a partir desta sexta

Túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial será fechado para reparos a partir desta sexta

30 de janeiro de 2026
Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

30 de janeiro de 2026
Prefeitura fecha bosque do Parque Valença; acumulado de chuvas em 72 horas foi de 101,4 mm na região Noroeste

Prefeitura fecha bosque do Parque Valença; acumulado de chuvas em 72 horas foi de 101,4 mm na região Noroeste

30 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passinhos dos anos 80 voltam com força e unem gerações em Campinas – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Manifestação no domingo em Campinas cobra justiça após mortes de cavalo e cachorro Orelha

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.