O consumo de bebidas falsificadas é um dos grandes desafios da saúde pública e da indústria legalizada. Produtores que oferecem seus rótulos com total segurança e certificação têm, com regularidade, participado de campanhas de conscientização para alertar os consumidores. É o caso da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP). Localizada na Serra da Mantiqueira, a Villa é a produtora dos Vinhos Brandina.
Um novo alerta tem mobilizado as autoridades sanitárias após o registro de vários casos de intoxicação por metanol, nos últimos dias, no estado de São Paulo, pelo consumo de bebida alcóolica adulterada. Os casos foram considerados fora do padrão por terem ocorrido em um curto período de tempo e também pela relação com ingestão de bebida alcoólica (especialmente gin, uísque e vodka).
Entidades do setor da viticultura brasileira, juntamente com produtores legalizados, participam da campanha “Vinho Legal”, cujo objetivo é conscientizar o consumidor sobre a importância de adquirir produtos de procedência garantida e sobre os perigos do consumo de bebidas ilegais.
A Vinícola Villa Santa Maria, reconhecida nacional e internacionalmente por seu vinho de excelência, é uma das signatárias da campanha.
“Infelizmente, quadrilhas especializadas e pessoas inescrupulosas têm causado imenso risco ao mercado, tanto do ponto de vista da saúde pública quanto da questão jurídica, por meio do contrabando e do descaminho”, reforça a administradora da Villa, Célia Carbonari.
A Vinícola Villa Santa Maria, por meio de seus gestores, têm participado ativamente da campanha Vinho Legal e contribuído com a iniciativa.
Célia Carbonari, por exemplo, participa dos comitês de discussão da campanha e tem levado o assunto para os mais importantes fóruns da viticultura e do agro brasileiros. A gestora é também presidente da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo.
“É louvável esse esforço conjunto dos organismos federais, estaduais e municipais, com apoio das entidades do nosso setor. Saúde é coisa séria. A campanha Vinho Legal merece ser ainda mais divulgada pelos veículos de imprensa para ampliar o alcance desse alerta”, finaliza Célia.











