Boletim Informativo de Óbitos no Trânsito, divulgado mensalmente pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), aponta que foram três vidas perdidas em fevereiro e nove em janeiro deste ano na cidade, com 12 mortes no total no perímetro urbano. De um mês para o outro, porém, houve queda de 67%.
Motociclistas e pedestres respondem por quase 92% desse total. Foram sete óbitos de motociclistas nos dois primeiros meses de 2025 (58% do total), sendo que em fevereiro foram três a menos em relação a janeiro – uma queda de 60%.
Quatro pedestres perderam a vida nos dois primeiros meses de 2025, sendo um óbito computado em fevereiro.
Esse número é 67% menor do que o registrado em janeiro de 2025 (três mortes). Não foram registradas mortes de ciclistas e ocupantes de demais veículos no último mês. No acumulado, houve o óbito de um ciclista em janeiro.
Quando são consideradas as mortes em vias urbanas e rodovias, foram 19 vidas perdidas – 14 em janeiro e 5 em fevereiro. O índice é 5% menor do que os 20 óbitos registrados no mesmo período de 2024.
Confira os locais onde ocorreram os sinistros fatais nos últimos dois meses:
♦ Av. Padre Gaspar Bertoni (motociclista).
♦ Av. Ruy Rodriguez (motociclista).
♦ Av. Dr. Bernardo Kaplan (motociclista).
♦ Av. José Christóvão Gonçalves (motociclista).
♦ R. Dez / antiga Rodovia Santos Dumont (motociclista).
♦ Av. Suaçuna (motociclista).
♦ R. General Osório (motociclista).
♦ R. Dr. Eduardo Edarge Badaró (pedestre).
♦ R. Barão de Jaguara (pedestre).
♦ Av. Comendador Aladino Selmi (pedestre).
♦ Av. Prefeito Faria Lima (pedestre).
♦ R. das Acácias (ciclista).
Vias seguras, fiscalização e educação para salvar vidas
A Emdec promove discussões permanentes para salvar vidas, no âmbito do Observatório Municipal de Trânsito. As estratégias estão alinhadas às metas do Plano de Segurança Viária (PSV), que mira em 903 vidas salvas até 2032.
Segundo a empresa, são contínuos também os esforços realizados nos eixos Educação, Fiscalização e Engenharia de Tráfego/Desenho de Vias. Em janeiro e fevereiro, diversas vias ganharam mais segurança. Foram cerca de 20,6 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo) executados, 1,2 mil novas placas e 54 rampas de acessibilidade executadas.
Para combater os comportamentos de risco no trânsito, que podem resultar em sinistros, foram realizadas 39 operações integradas de fiscalização no primeiro bimestre, envolvendo a Emdec e as forças policiais, resultando em 1,4 mil infrações identificadas. E 50 ações educativas foram realizadas em locais com altos índices de sinistralidade e em instituições de ensino, impactando 6,2 mil pessoas direta ou indiretamente, conscientizando principalmente pedestres e motociclistas.







