O Café Filosófico CPFL encerra, nesta quinta-feira (30), às 19h, o módulo “A sociedade da exclusão”, que ao longo de outubro promoveu reflexões críticas sobre os diversos processos de marginalização que atravessam a sociedade contemporânea. A curadoria do módulo é da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, que também conduz o encontro de encerramento com a palestra “A exclusão da vida: o sofrimento, o tempo, o erro”. A atividade ocorre na sede do Instituto CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo canal do Café Filosófico CPFL no YouTube.
Em sua fala, Viviane abordará a exclusão da vida como modo de ação do modelo civilizatório moderno, propondo uma reflexão sobre nossa relação excludente com o sofrimento, o tempo, a finitude e o erro, dimensões inevitáveis da existência, mas que são rejeitadas em nome de conceitos ideais construídos como verdades.
“Aprendemos a excluir tudo o que nos causa desconforto: o sofrimento, o tempo que passa, o erro. Mas viver é justamente compor com o que não controlamos”, afirma.
Segundo a psicanalista, trata-se de um processo de socialização que, ao negar a instabilidade e o limite, criou uma civilização sustentada em exclusões e marcada por seus efeitos contemporâneos: exaustão ambiental, social e humana, além do aumento das desigualdades e da guerra de narrativas.
Viviane Mosé é psicóloga e psicanalista, especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, mestre e doutora em Filosofia. Professora há mais de 30 anos, foi consultora sênior da reformulação curricular da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo e é autora de mais de dez livros.
Módulo de novembro
Excepcionalmente na terça-feira, 4 de novembro, o Café Filosófico CPFL inicia o novo módulo, “O espírito do nosso tempo e as crises de identidade”, com curadoria do psicólogo Rossandro Klinjey. As atividades começam com a palestra “Identidade líquida: quem somos quando tudo muda?”, em que Klinjey reflete sobre a crise das referências que sustentavam nossa identidade e os efeitos emocionais e sociais dessa instabilidade, especialmente entre os jovens.
“Vivemos em uma época marcada pela busca desesperada por pertencimento e significado, enquanto as referências tradicionais se dissolvem rapidamente”, reflete o curador. Esse cenário, segundo ele, gera profundas crises identitárias e desafia cada indivíduo a construir sua narrativa pessoal em meio à fragmentação social, tecnológica e afetiva.
O módulo segue com Ricardo Guimarães, no dia 13 de novembro, abordando o tema “Identidade frágil: a negação do conflito e a atrofia da negociação”, e encerra com o engenheiro Silvio Meira, no dia 18, com a palestra “Tecnologias da identidade: o self digital e o vazio existencial”.
Troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível a pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line é realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h.
Serviço
Encerramento do módulo de outubro
Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Viviane Mosé, psicóloga e psicanalista
Quando: 30 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação online: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br
Abertura do módulo de novembro
Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Rossandro Klinjey, psicólogo
Quando: 4 de novembro, terça-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação online: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br

 
			 
					






















