O volante Dudu se despediu da Ponte Preta nesta quinta-feira (28), em publicação nas redes sociais. Emprestado à Ponte até novembro, o jogador de 26 anos retornará ao Vitória, dono dos seus direitos, após o clube baiano acionar cláusula contratual que permite o retorno imediato.
Dudu vinha sendo peça importante na Macaca durante a Série C, onde atuou em 23 jogos, marcou dois gols, recebeu dez cartões amarelos e foi expulso três vezes. Ele se junta à lista de baixas de agosto, que inclui os titulares Jean Dias, Maguinho e Emerson Santos, além do técnico Alberto Valentim, todos já desligados do clube.
Contrato e despedida
Em março, a Ponte havia prorrogado o empréstimo de Dudu até o fim da Série C, mediante pagamento de R$ 400 mil ao Vitória, em três parcelas. O vínculo inicial com a Macaca era válido até 3 de abril. O Vitória, em má fase e dentro da zona de rebaixamento da Série A, decidiu solicitar o retorno do atleta para reforçar seu elenco no Brasileirão.
Dudu tem contrato no Barradão até o fim de 2026 e deve voltar a ser utilizado na sequência da temporada. Pelo Vitória, esteve nos títulos da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024.
A saída é mais uma que ocorre em meio ao cenário de salários atrasados. A diretoria corre para quitar as pendências ainda esta semana e evitar que o atraso chegue também a julho, já que, pelo acordo interno, os salários devem ser pagos até o fim do mês seguinte ao trabalhado. Alguns atletas, inclusive, já começaram a receber, nesta semana, os vencimentos de junho — entre eles Dudu, que deixa a Ponte sem pendências salariais.
Na última semana, o zagueiro Emerson Santos, que também podia atuar como volante, deixou o clube após acordo de rescisão entre as duas partes.

Em sua publicação nas redes sociais, Dudu agradeceu à Ponte Preta: “A gratidão é uma força silenciosa que muda nosso jeito de olhar para tudo ao redor. Obrigado por me ensinarem isso com cada gesto e cada carinho que recebi de vocês, satisfação gigantesca por vocês. Obrigado por tudo Ponte Preta!”
Com a saída, a Macaca passa a contar, para a posição de volante, com Luiz Felipe, Rodrigo Souza, Lucas Cândido, Léo Oliveira e o jovem Gustavo Telles, de 20 anos.
Classificada com antecedência, a Ponte enfrenta o Londrina, neste sábado (29), às 17h, no Moisés Lucarelli, pela última rodada da primeira fase da Série C. Vice-líder com 33 pontos, a Macaca já está garantida no grupo B do quadrangular final, que reunirá os times que terminarem em 2º, 3º, 6º e 7º lugares. Em caso de empate ou derrota, a Macaca pode cair, no máximo, uma posição, uma vez que está empatada em pontos com o Náutico, terceiro colocado.











