O Vôlei Renata está de volta à final da Superliga Masculina. Na noite deste sábado (26), o time campineiro conquistou a vaga ao vencer Suzano, na Grande São Paulo, por 3 a 2, (25/23, 18/25, 25/27, 25/18 e 15/12) e fechar a série semifinal em 2 a 0. O oposto Bruno Lima, em noite iluminada, foi eleito o melhor em quadra e faturou o troféu Viva Vôlei.
O projeto campineiro vai para a segunda decisão seguida da Superliga e agora busca seu primeiro título da principal competição do vôlei brasileiro contra o Sada/Cruzeiro. A decisão acontece no domingo (4), às 10h, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Esta é a terceira vez que o time de Campinas disputa a decisão. Além do ano passado, no Recife, a equipe também esteve na final na temporada 2015/2016, em Brasília.
“Sabíamos da dificuldade do jogo e que o aspecto emocional teria um peso enorme. Por isso, focamos no que podíamos controlar, no nosso lado da quadra, e fizemos isso muito bem”, analisou o o técnico Horácio Dileo. “O time demonstrou uma força mental incrível. Esses jogadores são merecedores. O que realmente se destacou foi o coração. Tivemos força para manter a cabeça fria e jogar com inteligência”, completou.
O treinador campineiro frisou a atitude de sua equipe em quadra. “Jogamos com calma, sem desespero, respeitando o adversário e cada ponto. No final, foi para comemorar. Estou muito orgulhoso do que fizemos, não apenas pelos resultados, mas pela atitude e pelo trabalho duro que todos colocaram durante essas 43 semanas. Isso é algo que vai além de qualquer resultado”, acrescentou.
O principal nome da equipe foi Bruno Lima, com impressionantes 31 pontos, mais de 60% de aproveitamento. Judson também se destacou, com 13, enquanto Maurício Borges contribuiu com 12, assim como Adriano. O banco de reservas também teve papel importante, tanto na inversão, com Cris e Davy, quanto em momentos estratégicos com as entradas de Bandini e Celestino.
“Foi realmente um jogo muito difícil. Sabíamos que eles iam jogar melhor do que no confronto em Campinas”, comentou Bruno Lima, referindo-se ao primeiro jogo da série, também vencido pelo Vôlei Renata. “O grupo merece chegar a essa final, pois a temporada foi bastante desafiadora”, completou o argentino.
O jogo
O Vôlei Renata largou na frente ao vencer o primeiro set por 25 a 23. Em uma parcial extremamente equilibrada, a equipe campineira manteve a liderança na maior parte do tempo e confirmou a vitória com uma jogada de inteligência do experiente levantador Bruninho, que surpreendeu a defesa adversária ao fechar o set no segundo toque.
Depois de ver o adversário crescer e buscar as duas parciais seguidas, o Vôlei Renata tentou o empate com um crescimento geral de sua equipe. Maurício Borges foi decisivo no saque, ao mesmo tempo que Bruno Lima aumentava sua eficácia e Adriano crescia em quadra. Ao criar uma boa margem de diferença, o time campineiro apenas administrou para fechar por 25 a 18, novamente com Bruninho, e levar o jogo para o tie-break.
No set decisivo, o Suzano chegou a abrir três pontos de vantagem, mas o Vôlei Renata se recuperou e garantiu sua vaga na final.
VÔLEI RENATA
Bruninho, Bruno Lima, Adriano, Maurício Borges, Judson, Léo e Lukinha (líbero). Técnico – Horacio Dileo.
Entraram – Bandini, Davy, Cris e Celestino.







