A Volta do Chapadão 2025 será realizada neste domingo (27), com a exposição e exibição de raridades automobilísticas. O evento, na Torre dos Castelo, começará às 9h e será uma oportunidade para apreciar veículos como o Ford v8 de 1932 e o Ford 1928 Speedster, que farão circuito improvisado na avenida João Erbolato. A atração, gratuita, celebra a história automobilística de Campinas e homenageia Benedito Lopes, o “Campineiro Voador”, que há 90 anos representou o país no 1º circuito de corrida promovido pela cidade.
O encontro proporcionará um domingo especial para os aficionados por automobilismo e pelas máquinas que criaram uma memória afetiva nos fãs. Os organizadores apontam que, a cada ano, a Volta do Chapadão ganha força e representatividade, porque consolida a importância do pioneiro representante de Campinas no mundo da velocidade.
A Volta do Chapadão, além dos protótipos e similares que despertam o lado mais nostálgico de quem acompanha diretamente o mundo da velocidade, poderá ver também a exposição de carros 50+.
Serão aproximadamente 40 veículos, cadastrados e aprovados pelos organizadores, como por exemplo o Opala Especial, o Fusca e o Puma, que competem ou já competiram em provas oficiais. A exposição não é aberta a colecionadores de carros, mesmo porque todos os veículos que ocuparão o espaço na Torre do Castelo foram selecionados previamente.
Na área da exposição haverá algumas barracas do grupo Mulheres Empreendedoras, que por meio da gastronomia, fará uma viagem no tempo vendendo produtos que fizeram parte da infância de quem está na faixa etária acima de 45 anos.
Além disso, para manter o clima de saudosismo, a banda Pop Rockers, com repertório pop e rock até os anos 90, estará presente no local para harmonizar o ambiente, que é sempre muito agradável, porque tem nas famílias, o público mais numeroso.
“Nossa ideia, além de valorizar a memória do Benedito Lopes, é reunir pessoas que gostem da história da velocidade em Campinas. É uma viagem no tempo misturando esporte, cultura, gastronomia e música”, afirma Ronaldo Topete, promotor da Volta do Chapadão com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. O patrocínio é da concessionária Ford Caminha.
História
A “Volta do Chapadão” teve sua primeira edição em 1935, precedendo a inauguração do famoso Autódromo de Interlagos em São Paulo. A corrida ganhou prestígio internacional, atraindo pilotos da Europa, em especial da Itália e Inglaterra. A prova foi vencida pelo brasileiro Chico Landi. No ano seguinte, a competição não foi disputada.
Em 1937, Benedito Lopes sagrou-se campeão, ganhando o apelido de “Campineiro Voador”.
Benedito Moreira Lopes nasceu em Campinas em 11 de novembro de 1904, filho de um maestro e uma dona de casa. Desenvolveu seu talento em mecânica e restauração de automóveis, iniciando a carreira no automobilismo em 1934, no 2º Grande Prêmio do Rio de Janeiro, na Gávea.
Ousado, no ano de 1935, Lopes adaptou um Ford V8 para corridas, participando do 3º GP do Rio e da 1ª Volta do Chapadão em Campinas. Sua consagração veio dois anos depois, pilotando um Alfa Romeo. Ele venceu o GP de São Paulo e a 2ª Volta do Chapadão e também participou de duas provas em Portugal.
Na última prova da carreira, venceu o 3º Circuito do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1954. Faleceu no dia 8 de agosto de 1989.
Por lei municipal, o último domingo de julho foi instituído o “Dia do Antigomobilista Benedito Lopes”.







