Todos os 25 parques e bosques de Campinas foram abertos nesta quinta-feira (6), inclusive os oito que ficaram fechados no dia anterior. A prefeitura informou que o acumulado de chuvas ficou abaixo de 80 milímetros em 72 horas em todas as regiões, segundo dados da Defesa Civil de Campinas, o que possibilitou a abertura dos espaços à visitação pública. A avaliação de abertura ou fechamento é feita a cada 24 horas, com base nas medições.
Na quarta, foram fechados os parques da região Sul: Bosque São José, Bosque dos Artistas, Parque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas. Na região, o índice de chuvas havia ultrapassado 80 milímetros em 72 horas.
De acordo com o Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, é estabelecido que os parques e bosques suspendam a visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros.
Desde 11 de dezembro de 2024, o fechamento de parques é feito de maneira regionalizada. São utilizados os dados pluviométricos de cada região para verificar em qual região da cidade as áreas devem ser fechadas.











