A prefeitura reabre nesta sexta-feira (31) os cinco parques públicos que ficaram fechados na quinta (29) em razão do alto volume de chuva em Campinas. Como o acumulado ficou abaixo de 80 milímetros em 72 horas, segundo dados da Defesa Civil de Campinas, os espaços podem funcionar normalmente. A decisão de abrir ou fechar os parques é avaliada a cada 24 horas, com base nas medições.
Na quinta-feira, a Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), Bosque dos Jequitibás, Lago do Café, Bosque Chico Mendes e Bosque da Paz Yitzhak Rabin foram fechados por determinação do Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que prevê suspensão dos espaços à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros.
O fechamento de parques está sendo feito de forma regionalizada desde 11 de dezembro de 2024. São utilizados os dados pluviométricos de cada região para determinar em qual região da cidade as áreas devem ser fechadas.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, os parques são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes. O risco de queda de árvore aumenta com as chuvas, ventos e solo encharcado.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para esta sexta, segundo boletim da Defesa Civil do Estado no decorrer da manhã, é de chuva fraca a moderada em pontos isolados das faixas norte, central e leste paulista, além das regionais de Campinas e Sorocaba.
Entre a tarde e a noite, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria estacionária espalham chuva por todo o território paulista.
O risco de chuva forte e/ou temporais é maior para a faixa leste e as regiões próximas ao sul de Minas Gerais. Nas demais áreas do estado, há previsão de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de temporais isolados, porém com volumes moderados.











