O passe de cavadinha pela direita foi certeiro nos pés de Bruno José, que cruzou para a área, onde Derek, de cabeça, finalizou. O lance do primeiro gol do Guarani na vitória por 2 a 1 sobre o Londrina, pela Série B de 2023, no Brinco de Ouro, teve a participação decisiva do estreante Yan Henrique, então com 17 anos. A partida foi a única disputada pelo adolescente naquele ano. Na ocasião, ele substituiu o titular Diogo Mateus, que estava suspenso. Hoje, o lateral direito, cria da base bugrina, está um pouco mais experiente após ampliar a minutagem em campo na reta final da última Série B. E às vésperas do início da temporada de 2025, pode vivenciar uma nova fase na carreira.
Agora, com 19 anos, Yan Henrique deve assumir a condição de titular da lateral direita bugrina a partir do Campeonato Paulista. Pelo menos, tudo indica para esse desfecho. Com as saídas de Heitor e Pacheco, que não renovaram contrato, e a limitação financeira do clube para realizar novos investimentos, a posição está, por enquanto, aberta para ser ocupada pelo jovem, que tem vínculo com o Guarani até 27 de junho de 2027.
“Acreditamos muito que o Yan Henrique possa despontar nesse Campeonato Paulista”, disse o executivo de futebol Rodrigo Pastana ao comentar sobre o aproveitamento da base na próxima temporada durante entrevista na Rádio Brasil nesta segunda-feira (16). “E ele é de 2005, ainda poderia disputar a Copa São Paulo.” A princípio, o jogador é o único da base bugrina com possibilidade de estar entre os titulares no próximo ano.
Na última Série B, Yan Henrique foi considerada a terceira opção do setor durante boa parte do campeonato, atrás de Diogo Mateus e Heitor. Com a dispensa do primeiro, Pacheco foi contratado e assumiu a condição de titular da lateral direita.
Yan Henrique começou a ganhar espaço a partir do momento em que o técnico Alan Aal passou a buscar alternativas na equipe na tentativa de livrar o clube do rebaixamento na reta final. No total, o jovem entrou em campo sete vezes na competição, seis como titular.
Yan Henrique tem como característica a força física, capacidade de drible e arranque e precisão nos cruzamentos. Um dos pontos que ainda precisa corrigir é o ímpeto nas disputas pela posse de bola, o que tem gerado faltas violentas. Na Série B deste ano, ele tem uma expulsão e dois cartões amarelos.











