Ainda faltam cerca de dois meses, mas já é hora de começar o aquecimento para o Dérbi 205 entre Ponte Preta e Guarani. E não haveria momento melhor para isso do que nesta quinta-feira (16), data que remete a três clássicos históricos envolvendo as duas equipes do futebol campineiro.
Há exatamente 15 anos, pouco antes de chegar à decisão estadual e terminar com o vice-campeonato, a Ponte Preta derrotava o Guarani por 4 a 2, no dia 16 de março de 2008, diante de 15 mil torcedores no estádio Moisés Lucarelli, pela 15ª rodada da competição. Naquela noite de domingo, a Macaca balançou as redes com César, Marcelo Soares, Elias e Wanderley. O Bugre descontou com Cris e Henrique, de pênalti.
O Dérbi 182, disputado no dia 16 de março de 2008, foi o último clássico campineiro que registrou mais de cinco gols, ao todo, e mais de três de uma mesma equipe. Na ocasião, a Ponte Preta venceu o Guarani por 4 a 2, no Majestoso.
Pouco mais de um década depois, novamente no dia 16 de março de 2019, também pelo Paulistão, mas desta vez numa noite de sábado, a Ponte Preta voltou a derrotar o seu maior rival por um placar elástico, tão clássico quanto o duelo: 3 a 0. Os gols da equipe alvinegra no Dérbi 193 foram marcados por Thalles, de pênalti, Diego Renan e Gerson Magrão. Aquela foi a última grande vitória da Macaca sobre o Bugre.
O terceiro e último clássico campineiro da lista, disputado no dia 16 de março de 2020, teve roteiro épico e contexto dramático. Naquela ocasião, em jogo disputado com portões fechados no estádio Brinco de Ouro, em razão da então recém-chegada pandemia de Covid-19, a Ponte Preta chegou a abrir vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo, com gols do zagueiro Alisson e do centroavante Roger, de pênalti, mas tomou incrível virada na etapa final, sofrendo gols de Júnior Todinho, Juninho e Thallyson. Um jogo memorável do Paulistão, porém com arquibancadas completamente vazias e angústia fora de campo por motivos graves de saúde.
O Dérbi 196, disputado no dia 16 de março de 2020, não entrou apenas para a história do futebol campineiro, mas também para a do futebol brasileiro, já que foi a última partida em solo nacional antes da paralisação completa dos campeonatos devido à chegada da pandemia de Covid-19.
Atualmente em divisões diferentes a nível estadual, Ponte Preta e Guarani se enfrentaram pela última vez no dia 20 de agosto de 2022, em duelo disputado no Majestoso. Na ocasião, em jogo válido pelo segundo turno da Série B. Na Macaca venceu o Dérbi 204 por 1 a 0, graças a um golaço de fora da área do meia Fessin, que deixou o clube ao fim da temporada passada.
O próximo clássico campineiro ainda não possui data nem horário definidos, mas deve ser disputado entre os dias 16 e 20 de maio, de acordo com a tabela básica da Série B, divulgada pela CBF. O Dérbi 205 terá mando pontepretano, assim como o mais recente, e deve acontecer no Majestoso.
Com isso, Ponte Preta e Guarani chegarão a um total de nove meses sem embates direto entre si, maior intervalo desde o hiato de mais cinco anos entre 2013 e 2018, período em que o Bugre amargou as profundezas da Série A2 e a Série C, enquanto a Macaca alternou entre Série A e B, mas sempre presente na elite estadual.