PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

25 anos sem Renato Russo, o lendário vocalista da Legião Urbana

Integrante de banda cover de Campinas destaca influência do cantor, que morreu no dia 11 de outubro de 1996

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
11 de outubro de 2021
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 5 mins
A A
25 anos sem Renato Russo, o lendário vocalista da Legião Urbana

A Legião Urbana de Renato Russo se apresentou no Brinco de Ouro há exatos 31 anos, em 11 de outubro de 1990. Foto: Arquivo/Alexandre Battibugli

A morte precoce do cantor Renato Russo, uma das figuras mais importantes e influentes da história do rock brasileiro, completa 25 anos nesta segunda-feira (11). Célebre vocalista da banda Legião Urbana, Renato deixou órfãos milhares de fãs no dia 11 de outubro de 1996, vítima de complicações da AIDS, aos 36 anos, no Rio de Janeiro.

Formada em Brasília, em 1982, a Legião Urbana despontou no cenário nacional em 1985, com o excepcional disco homônimo que contém as canções “Será”, “Ainda É Cedo” e “Geração Coca-Cola”. Em 1986, a banda lançou o cultuado álbum “Dois”, com os sucessos “Eduardo e Mônica” e “Tempo Perdido”. Logo depois, vieram os aclamados “Que País É Este”, em 1987, e “As Quatro Estações”, em 1989, que é o LP mais vendido da banda.

Ao longo do tempo, em meio a centenas de shows realizados ao redor do Brasil, a Legião Urbana se apresentou duas vezes em Campinas.

Na primeira passagem por Campinas, em 1986, o grupo tocou diante de cerca de cinco mil pessoas no então recém-inaugurado Ginásio da Unicamp. O espetáculo recebeu o nome de “Feliz Legião”, pois foi realizado em conjunto com a famosa peça de teatro “Feliz Ano Velho”, inspirada no livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva.

Quatro anos depois, no auge da popularidade, a Legião Urbana se apresentou no estádio Brinco de Ouro para um público de mais de 10 mil espectadores. Este foi um dos maiores shows de rock que já ocorreram em Campinas. A performance aconteceu no dia 11 de outubro de 1990, exatamente seis anos antes da morte de Renato Russo.

Foto: Arquivo/Alexandre Battibugli
Foto: Arquivo/Alexandre Battibugli
Foto: Arquivo/Alexandre Battibugli

Apesar do fim da Legião Urbana, a obra de Renato Russo permaneceu viva e vibrante graças ao tributo da banda Urbanoides, de Campinas, que coincidentemente já existia com esse nome desde o fim da década de 80, mas sem nenhuma relação direta com a banda de Brasília.

“Naquela época, procurávamos um nome que se identificasse com o som que a gente fazia, então um colega que frequentava os ensaios sugeriu que remetesse a um som bem urbano”, revela o guitarrista Ricardo Alvarez. “Tocamos em quase todos os lugares de Campinas e região. Éramos a banda mais proeminente da parca cena campineira da época”, aponta o músico.

“Quem viveu a noite no fim dos anos 90 até meados dos 2000, conheceu, ouviu ou assistiu aos Urbanoides, que foram sem dúvida a banda campineira com maior projeção até hoje”, atesta Ricardo Alvarez.

“Em 1997, após a morte de Renato Russo, os Urbanoides tornaram-se a primeira banda cover da Legião Urbana. Esse pioneirismo abriu muitas portas, pois passamos a ter muito destaque na mídia e fomos abraçados pelos fã-clubes de São Paulo. Daí em diante, passamos a fazer turnês por todo o Brasil, dividindo palco com artistas consagrados”, conta Alvarez.

“Participamos de um evento para cerca de 15 mil pessoas, em homenagem a Renato Russo, no Espaço Anchieta, em São Paulo, junto a diversos artistas e com a presença dos pais do Renato”, orgulha-se Ricardo Alvarez.

Os Urbanoides estavam destinados a carregar o legado da Legião Urbana e levá-lo até mesmo a terras estrangeiras onde a banda original jamais havia tocado. “Em 2003, gravamos um CD autoral com produção do Eduardo Araújo, da Jovem Guarda, e fizemos duas mini turnês pelos Estados Unidos. Fomos a banda campineira com mais projeção até hoje. Os Urbanoides terminaram oficialmente em 2008 e depois passei a tocar com a banda cover Faroeste Caboclo”, acrescenta.

O guitarrista Ricardo Alvarez, do antigo grupo Urbanoides, agora toca com a banda cover Faroeste Caboclo. Foto: Morcelli Fotografia/Divulgação

Confira abaixo depoimento exclusivo do guitarrista Ricardo Alvarez, da banda cover Faroeste Caboclo, para o Hora Campinas:

Conheci a Legião Urbana no início dos anos 80, por meio de uma notinha em um jornal de música que dizia sobre uma iniciante banda de Brasília que tinha tido uma música gravada pelos então já conhecidos Paralamas do Sucesso. Algum tempo depois, assisti a uma apresentação da banda em São Paulo, quando ainda atuava como um trio: Renato Russo no vocal e baixo, Dado Villa-Lobos na guitarra e Marcelo Bonfá na bateria.

Lembro-me de ter percebido, apesar do som muito ruim, que ali havia alguma coisa diferente.  Eu acompanhava e me interessava pelo rock brasileiro desde meados dos anos 70. À exceção de Raul Seixas e Rita Lee, os textos até então eram muito inocentes em sua grande maioria, voltados ao humor e trivialidades. Quando do primeiro disco da Legião, agora como um quarteto, com a incorporação do Renato Rocha no baixo, aquela sensação se concretizou. Era uma banda brasileira que se pautava em temas que angustiavam aquela geração de jovens, com muita sobriedade, letras inteligentes, profundas, cheias de inquietação e que se conectava a uma música de um frescor vanguardista naquele momento. 

A cada novo disco, era nítido que a Legião, sob a liderança de Renato Russo, caminhava para ser a mais importante e influente banda daquela geração. Quando saiu o disco “As Quatro Estações”, ficou claro que o Renato já era sem dúvida o porta-voz da juventude daquela década, que até então era vista como alienada e colorida. Com a morte de Renato, em 11 de outubro de 1996, ficou um grande vácuo. Era o fim de uma era, que se consolida de vez com a morte de Cazuza, em 1990.

Em todas as bandas que toquei a partir de 1985, sempre havia músicas da Legião no repertório e muitos diziam que nosso vocalista, Renato Nascimento, era muito parecido com Renato Russo, tanto fisicamente como no jeito de cantar. Então, após a morte do Renato Russo, resolvemos fazer um show em homenagem ao nosso ídolo. Lembro que, na época, nenhuma casa queria receber uma banda que fosse tocar a noite toda músicas de um único artista, então nos deram uma quarta-feira, o dia de menor movimento. Para surpresa do contratante, mas não nossa, foi um grande sucesso. Na semana seguinte, estávamos na sexta-feira, sábado… Não fomos a primeira banda cover temática, acho que a primeira foi do U2, mas com certeza fomos a primeira Legião.  

Por muitos anos, levamos o show Legião Cover por todo o Brasil. Nosso diferencial sempre foi o fato de sermos, antes de tudo, fãs de primeira hora. Nesse período, tivemos a oportunidade de tocar com Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha. Infelizmente, nunca pude conversar com Renato Russo. Estivemos com seus pais e sua irmã, mas faltou aquele que a meu ver deu maioridade à geração rock dos anos 80.

Há alguns anos, voltamos, Renato Nascimento e eu, agora com a banda Faroeste Caboclo. Para nossa surpresa, existia uma novíssima geração ávida por Legião e Renato Russo, muitos na faixa dos 16 e 17 anos, se identificando e mergulhando naquele universo que Renato Russo tão bem descrevia.  

Antes de começar este depoimento, coloquei na “vitrola” o disco “Que país é este 1978/1987”. Rolou “Angra dos Reis”, “Química”, “Eu Sei”, “Conexão Amazônica”, “Mais do Mesmo”, “Faroeste Caboclo”, “Que país é este”… Temas tão atuais que parecem ter sido escritos propositalmente para estes estranhos dias que vivemos. Confesso que fiquei apavorado…

A banda cover Faroeste Caboclo resgata o repertório da Legião Urbana. Foto: Morcelli Fotografia/Divulgação
Tags: Faroeste CabocloHistóriaHora CampinasLegião UrbanaMemóriamúsicaRenato RussoUrbanoides
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro
Arte e Lazer

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente
Arte e Lazer

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

1 de dezembro de 2025
Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

30 de novembro de 2025
Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

29 de novembro de 2025
Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

29 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.