Levantamento feito pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aponta que 47% dos 694 atropelamentos que ocorreram nos 11,1 mil quilômetros de rodovias sob concessão em 2022 aconteceram a 600 metros ou menos de passarelas.
A implantação de passarelas faz parte das obrigações dos contratos do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado. “Atualmente, as rodovias concedidas possuem 403 passarelas. Para a instalação dos equipamentos são feitos estudos que identificam as áreas de maior fluxo de pedestres, especialmente próximo a áreas urbanizadas adjacentes às rodovias”, afirma Milton Persoli, diretor geral da agência.
O estudo é mais um alerta no movimento Maio Amarelo. Ações como Café na Passarela , que ocorreu na última semana na Rodovia Anhanguera, em Sumaré, e Pedestre na Via, organizados pelas concessionárias que administram a malha concedida do Estado, buscam reforçar a importância da utilização deste equipamento para fazer a travessia segura.
“A velocidade nas rodovias é alta e à noite, principalmente, há dificuldade em enxergar o pedestre que eventualmente esteja na pista, e o risco de ocorrer um atropelamento é muito grande. Por isso, a recomendação é usar a passarela para garantir a sua segurança”, alerta Persoli.
Conforme o diretor geral da Artesp, a estrutura das passarelas devem obedecer a especificações técnicas para atender às necessidades dos pedestres e também dos ciclistas, como largura e nível de inclinação dentro das diretrizes estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN).
“Vale lembrar que motos não podem utilizar as passarelas; algumas delas contam, inclusive, com trava-motos, acessórios que impedem que motociclistas utilizem essa travessia. Entretanto, além da implantação do equipamento, é essencial que a população esteja consciente da necessidade de sua utilização”, reforça.
Veja algumas algumas orientações para fazer a travessia segura nas rodovias:
♦ Evite atravessar as rodovias pelas faixas de rolamento, especialmente em vias duplicadas. Prefira usar preferencialmente as passarelas ou travessias sinalizadas;
♦ Em trechos rodoviários com características urbanas, utilize as passagens nas pontes e viadutos destinados exclusivamente a pedestres e ciclistas;
♦ Ciclistas devem descer da bicicleta e empurrá-la, não é permitido fazer a travessia pedalando;
♦ Embarque e desembarque dos ônibus nos pontos de parada regulamentados e só atravesse a rodovia após a saída do veículo;
♦ Motocicletas não podem utilizar as passarelas e devem fazer a travessia apenas nos retornos permitidos.
♦ Caminhar próximo às rodovias é perigoso. É mais seguro andar atrás de defensas metálicas ou barreiras de concreto, quando possível, e sempre no sentido oposto aos veículos para ser visto mais facilmente.