PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Copa 2022

Luís Fabiano: o único campineiro que balançou as redes em Copas; relembre os gols

Após se sagrar campeão e artilheiro da Copa das Confederações de 2009, centroavante com história na Ponte Preta marcou três vezes no Mundial de 2010, na África do Sul

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
5 de dezembro de 2022
em Copa 2022
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Luís Fabiano: o único campineiro que balançou as redes em Copas; relembre os gols

Nascido em Campinas, Luís Fabiano começou a praticar futebol em campos de terra do bairro Jardim Proença. Foto: Reprodução

Com a estreia do volante Fabinho, escalado como titular na derrota do Brasil por 1 a 0 para Camarões, sofrida na última sexta-feira (2), após dois jogos sem sair do banco de reservas, o atacante Luís Fabiano deixou de ser o último jogador campineiro a entrar em campo numa Copa do Mundo.

No entanto, o ex-atleta de 42 anos ainda continua sendo, não apenas o último, mas o único atleta nascido em Campinas que balançou as redes na competição de futebol mais importante do planeta entre seleções nacionais.

Além de Fabinho e Luís Fabiano, outros quatro jogadores campineiros disputaram uma edição de Copa do Mundo: o goleiro Barbosa, em 1950, o volante Brandãozinho, em 1954, o zagueiro Amaral, em 1978, e o atacante Silas, em 1986 e 1990. No entanto, apenas o “Fabuloso” sentiu o sabor de balançar as redes e comemorar um gol no maior campeonato de futebol do planeta.

Convocado pelo técnico Dunga para a disputa do Mundial de 2010, na África do Sul, após participar de quase todo o ciclo das Eliminatórias, Luís Fabiano marcou três gols naquela edição da competição, sediada pela primeira vez no continente africano.

O primeiro gol foi uma bomba no alto, sem ângulo, após linda enfiada de bola de Kaká. O segundo, uma verdadeira obra de arte, com direito a dois chapéus, embora o atacante tenha ajeitado duas vezes com o braço, em lance faltoso ignorado pela arbitragem, na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, pela 2ª rodada da fase de grupos. O resultado garantiu aos brasileiros a classificação antecipada ao mata-mata.

Relembre abaixo os dois lances, com a narração do célebre locutor esportivo campineiro Luciano do Valle, falecido em 2014:

 

Nas oitavas de final, Luís Fabiano anotou mais um tento, o segundo da vitória por 3 a 0 sobre o Chile, driblando o goleiro Claudio Bravo após mais um belo passe de Kaká. Mas parou por aí. Na sequência, o centroavante passou em branco na derrota por 2 a 1 de virada para a Holanda, que causou a eliminação brasileira. Os holandeses chegaram até a final, mas perderam por 1 a 0 para a Espanha na prorrogação, com gol do craque Iniesta.

Um ano antes, Luís Fabiano havia sido campeão e artilheiro da Copa das Confederações de 2009, também disputada na África do Sul, com cinco gols marcados em cinco jogos, incluindo dois na vitória do Brasil por 3 a 2 de virada sobre os Estados Unidos, na grande final.

Trajetória de Luís Fabiano

Nascido em Campinas, no dia 8 de novembro de 1980, Luís Fabiano Clemente começou a praticar futebol em campos de terra do bairro Jardim Proença. Durante a juventude, passou pelas equipes juvenis do Guarani e do Ituano, antes de chegar às categorias de base da Ponte Preta, em 1997, prestes a completar 17 anos. Ele estreou no time profissional em 1998 e, um ano depois, ajudou a levar o clube alvinegro de volta à Primeira Divisão do Campeonato Paulista, após cinco anos afastado da elite estadual.

Luís Fabiano marcou dois gols no jogo do acesso, que terminou com goleada por 5 a 0 sobre o Mirassol, no dia 18 de julho de 1999, no Majestoso. Ao todo, Fabiano anotou oito gols naquela campanha em que a Macaca terminou como vice-campeã da Série A2.

Na época em que defendeu as cores da Ponte, Luís Fabiano era conhecido apenas como Fabiano. O jogador passou a ficar conhecido pelo nome composto somente após a transferência para o São Paulo, onde já havia um jogador chamado Fabiano no elenco do Tricolor.

Luís Fabiano defendeu a Macaca até 1999, quando foi negociado com o Rennes, da França. Em 2001, retornou ao Brasil para jogar no São Paulo por empréstimo e, a partir de 2004, seguiu a carreira na Europa, com passagens importantes e vitoriosas pelo Porto e depois pelo Sevilla, onde atuou entre 2005 e 2011.

Em 2022, Luís Fabiano foi coordenador de futebol da Ponte, mas deixou o cargo em julho. Foto Diego Almeida Ponte Press

Durante o período em que passou no futebol espanhol, Luís Fabiano viveu o auge da carreira e acumulou várias convocações para a Seleção Brasileira. Homem de confiança do técnico Dunga, ele foi o atacante titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, onde marcou três gols e garantiu duas assistências na campanha que terminou nas quartas de final, com eliminação para a Holanda.

Ao todo, entre 1998 e 2000, Luís Fabiano disputou 42 jogos e marcou 26 gols com a camisa da Ponte Preta. Vestindo a amarelinha da Seleção Brasileira, os números são semelhantes: 45 partidas e 28 bolas na rede, três delas na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

No retorno ao futebol brasileiro, em 2011, o centroavante novamente vestiu a camisa do Tricolor Paulista e quatro anos depois foi negociado com o Tianjin Tianhai, da China. Em 2017, ele foi repatriado pelo Vasco e disputou a sua última temporada como jogador de futebol. Devido a uma sequência de lesões, o “Fabuloso”, como ficou conhecido, decidiu colocar um ponto final na carreira de atleta no fim do ano passado.

Neste ano, Luís Fabiano trabalhou como coordenador de futebol da Ponte Preta, mas deixou o clube alvinegro em julho.

Tags: CampinasCopa do MundoFutebolgolsHistóriaHora CampinasjogadoresLuís FabianoMemóriaseleção brasileira
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Em carta sobre eliminação na Copa, Pelé diz que Hexa foi apenas adiado
Copa 2022

Em carta sobre eliminação na Copa, Pelé diz que Hexa foi apenas adiado

Por Redação
19 de dezembro de 2022

...

Argentina conquista o tricampeonato mundial e consagra Lionel Messi
Copa 2022

Argentina conquista o tricampeonato mundial e consagra Lionel Messi

Por Redação
18 de dezembro de 2022

...

O mundo conhecerá neste domingo um novo tricampeão

O mundo conhecerá neste domingo um novo tricampeão

18 de dezembro de 2022
Final da Copa coloca Messi e Mbappé frente a frente neste domingo

Final da Copa coloca Messi e Mbappé frente a frente neste domingo

17 de dezembro de 2022
Croácia bate Marrocos e termina a Copa em terceiro lugar

Croácia bate Marrocos e termina a Copa em terceiro lugar

17 de dezembro de 2022
Pelé, Zidane, Iniesta: quem já brilhou nas finais da Copa?

Pelé, Zidane, Iniesta: quem já brilhou nas finais da Copa?

16 de dezembro de 2022
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.