31 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Internacional

Putin acusa EUA de ‘crise ucraniana’ e União Europeia de ‘conflito geopolítico’

Redação Por Redação
5 de abril de 2023
em Internacional
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Putin diz que defende a pátria de uma ‘ameaça inaceitável’

O presidente russo Vladimir Putin: "Cuba não faz parte do conflito armado na Ucrânia", sublinhou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país caribenho - Foto: Reprodução

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou nesta quarta-feira (5) os Estados Unidos de serem responsáveis pelo conflito na Ucrânia e a União Europeia (UE) de ter iniciado um “confronto geopolítico” com a Rússia.

Putin falou em Moscou na cerimônia em que recebeu as cartas de acreditação de 17 novos embaixadores estrangeiros na Rússia, entre os quais a dos Estados Unidos, a diplomata de carreira Lynne M. Tracy, o da UE, o francês Roland Galharague, e o da Dinamarca, Jacob Henningsen.

“As relações entre a Rússia e os Estados Unidos, das quais dependem a segurança e a estabilidade do mundo, atravessam infelizmente uma crise profunda”, sublinhou Putin durante a cerimônia realizada no Kremlin. “Não posso deixar de dizer que o apoio dos Estados Unidos (…) ao golpe de Estado em Kiev em 2014 levou, no fim de contas, à atual crise ucraniana”, declarou o presidente russo, referindo-se à revolução de 2014, também designada como Revolução da Dignidade, que começou com intensas manifestações na praça Maidan, em Kiev, contra o governo do então presidente, Viktor Yanukovich, favorável a Moscou, e que desencadearam a sua deposição.

Putin acrescentou ainda: “Nós sempre defendemos o estabelecimento de relações russo-norte-americanas exclusivamente assentadas nos princípios de justiça, do respeito pela soberania e pelos interesses do outro e da não-ingerência nos assuntos internos. Nos guiaremos por eles no futuro”.

Pouco depois, ao receber as cartas de acreditação do novo embaixador da UE em Moscou, Roland Galharague, Putin também disparou críticas ao comportamento de Bruxelas. “A União Europeia iniciou um confronto geopolítico com a Rússia”, acusou Putin no seu discurso no Kremlin, considerando que as relações russas com o bloco comunitário europeu, que tem fornecido à Ucrânia apoio fundamental, “se deterioraram fortemente nos últimos anos”.

Tais declarações ilustram a crise diplomática em curso entre a Rússia e os países ocidentais por causa da guerra na Ucrânia, que as tropas russas invadiram a 24 de fevereiro do ano passado e que prossegue ainda, mais de um ano depois, com um número de vítimas impossível de determinar e que aumenta diariamente.

Embora não tenham sido cortadas, as relações diplomáticas entre Rússia e o Ocidente degradaram-se como nunca desde o fim da Guerra Fria.

A apresentação de credenciais da nova embaixadora dos Estados Unidos ocorre também uma semana após a detenção na Rússia de um jornalista norte-americano, Evan Gershkovich, por acusações de “espionagem” rejeitadas pela Casa Branca.

Lynne Tracy, uma diplomata de carreira que já trabalhou na Rússia e em várias outras ex-repúblicas soviéticas, foi oficialmente nomeada em setembro passado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, para ocupar este cargo muito sensível, em substituição de John Sullivan, nomeado pelo anterior chefe de Estado dos EUA, Donald Trump, e que abandonara o cargo no verão passado por razões familiares.

Na realidade, a diplomata assumiu as suas novas funções já há várias semanas. No final de janeiro deste ano, quando se deslocou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo para apresentar uma cópia das suas cartas de acreditação, foi recebida por manifestantes gritando palavras de ordem anti-norte-americanas.

A nova embaixadora dos EUA herda assuntos particularmente complicados, a começar pela guerra na Ucrânia e o destino dos cidadãos norte-americanos presos na Rússia.

Na cerimônia de apresentação de credenciais dos novos embaixadores, Putin aproveitou ainda a ocasião para instar a Dinamarca a apoiar a proposta russa de criar de uma comissão internacional para investigar de forma independente a “sabotagem” dos gasodutos Nord Stream, que ficaram inutilizáveis no ano passado devido a uma explosão em alguns dos seus tubos no mar Báltico.

“Esperamos, senhor embaixador, que a parte dinamarquesa apoie as nossas propostas de constituição de uma comissão internacional independente para apurar todas as circunstâncias do sucedido”, disse Putin ao chefe da delegação diplomática de Copenhaga, Jacob Henningsen.

Em setembro passado, as explosões que danificaram a tubagem dos gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2, construídos pela Rússia para transportar o seu gás até à Alemanha, ocorreram nas zonas econômicas exclusivas da Suécia e da Dinamarca.

Ambos os países consideram que se tratou de um ato deliberado, mas a Rússia utilizou termos mais fortes, classificando as explosões como “sabotagem” e “ato terrorista”.

O Kremlin insistiu em que a investigação deve ser “transparente e inclusiva”, exigindo que também a Rússia participe nela, e não apenas a Suécia, a Dinamarca e a Alemanha.

 

(Agência Lusa)

Tags: conflitoEstados UnidosferidosguerraHora CampinasmortesMundorefugiadosRússiaucrâniaUnião Europeia
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Ordem de prisão a opositor de Maduro preocupa Brasil e Colômbia
Internacional

Venezuela: foragido, opositor justifica ausências em depoimentos

Por Redação
5 de setembro de 2024

...

Nova fase da vacinação contra pólio começa no sul de Gaza
Internacional

Nova fase da vacinação contra pólio começa no sul de Gaza

Por Redação
5 de setembro de 2024

...

Ordem de prisão a opositor de Maduro preocupa Brasil e Colômbia

Ordem de prisão a opositor de Maduro preocupa Brasil e Colômbia

4 de setembro de 2024
Papa Francisco chega à Indonésia, país com mais muçulmanos do mundo

Papa Francisco chega à Indonésia, país com mais muçulmanos do mundo

3 de setembro de 2024
Vacinação: gotinha está com os dias contados; mudança vai ampliar proteção

Mais de 85 mil crianças foram vacinadas contra pólio em Gaza

2 de setembro de 2024
Covid-19: OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados

OMS inicia vacinação de crianças contra poliomielite na Faixa de Gaza

1 de setembro de 2024
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passinhos dos anos 80 voltam com força e unem gerações em Campinas – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Manifestação no domingo em Campinas cobra justiça após mortes de cavalo e cachorro Orelha

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.