PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

Obras de arte ocupam complexo do Oziel, Monte Cristo e Gleba B

Ação terá início neste sábado (22), às 10h, com a exposição “Lugar Comum”

Redação Por Redação
23 de abril de 2023
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Obras de arte ocupam complexo do Oziel, Monte Cristo e Gleba B

Maquete de uma das obras de arte que serão expostas no complexo neste sábado. Fotos: Danilo Garcia/Divulgação

Para democratizar a arte em territórios diferentes de galerias fechadas e museus, o projeto Ocupação Ocupação chega ao Complexo OMG, que engloba o Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B, em Campinas, para transformar parte do 1,5 milhão de metros quadrados em uma galeria a céu aberto. A ação terá início às 10h deste sábado (22), com a exposição “Lugar Comum”, da artista visual Rochelle Costi. O ponto de encontro para a abertura do evento será na Associação Douglas Andreani, que fica na Rua Wadi Abdala Gnatos, nº 7.

Ocupação Ocupação é uma idealização do curador e artista visual Danilo Garcia, que convidou a curadora independente Andrea Mendes, também artista visual atuante naquelas comunidades, para a realização de um projeto que leva arte para dentro do Complexo OMG que conta com cerca de 100 mil moradores. Antes de sua regularização fundiária, o local foi considerado a maior ocupação urbana da América Latina.

“Lugar Comum” apresenta cinco obras de arte, cada uma estampada em uma lona vinílica de cerca de 4,50 metros por 3 metros, e que serão fixadas nas paredes de casas e comércios.

Rochelle Costi, que faleceu em novembro de 2022, era uma artista visual contemporânea, com destaques importantes em diversas exposições nacionais e internacionais. Em 2018, ela chegou a expor no Subsolo – Laboratório de Arte sua obra “Margens”, que em seguida foi participar da 3th Beijing Photo Biennial, na China.

Segundo Garcia, Costi estava engajada no projeto e colocou como prioridade trabalhar diretamente com os moradores das comunidades.

Maquete da obra de arte

“Essa era uma característica do processo criativo dela, que trabalhava em todos os estágios da obra de arte, desde sua concepção até a exposição para o público, inclusive interferindo na forma que deveria ser exposta”, explica ele.

Para Costi, a fotografia precisava fazer uma relação com os espaços em que ia ser inserida. Ela tinha a preocupação de que a imagem estivesse no local correto.

 “Quando estávamos caminhando pela comunidade, vi uma casa que tinha o mesmo tipo de telhado de uma fotografia da Rochelle, ressaltando que o local é um lugar de descarte de lixo reciclável e tem muita planta. De repente percebi que ali havia um grande coração e é por essa razão que a obra com o coração dentro da casa será instalada ali”, comenta Garcia.

De acordo com ele, a artista tem obras de arte que mostram muito o seu processo criativo, como nos que retratam quartos de dormir, salas de visitas, espaços íntimos, mas que ela conseguia fotografar ao estabelecer uma relação com aquelas pessoas que residiam ali.

No caso específico desse projeto, a artista visual já havia previsto uma oficina de corte e costura em que os moradores serão contratados e capacitados para transformar as lonas vinílicas, após as mostras, em produtos como aventais, sacolas, pufes, bolsas entre outros. A ideia é oferecer um sistema básico de empreendedorismo e sustentabilidade.

“Ou seja, após a produção dos objetos, eles poderão ser vendidos e o lucro será revertido para a própria comunidade. Inclusive os chassis de ferro poderão ser aproveitados. Foi essa a colocação dela quando discutimos o projeto. E está sendo e será um grande desafio fazer tudo isso sem ela”, comenta o curador.

E agora com a falta da artista, a programação será mantida, contudo, a coordenação ficará a cargo da filha dela da artista, Lola Martin Costi, que hoje se autodenomina Zero.

 

 

O que é o projeto

Ocupação Ocupação é um projeto selecionado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) em 2022, e deverá ser realizado de abril a novembro deste ano. Sua idealização partiu do curador e produtor cultural Danilo Garcia e tem como curadora adjunta a artista visual Andrea Mendes

O projeto foi concebido a partir da observação de Garcia, que tinha como ponto de vista o lado de fora, onde a estética e a formação das comunidades Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B se apresentam para quem entra na cidade pela Rodovia Santos Dumont.

“Em minhas primeiras visitas a Campinas, eu dirigia pela rodovia e ‘enxergava’ fotografias da série ‘Floradas’ da artista Rochelle Costi inseridas naquele espaço. A reflexão vinha porque eu não via vegetação naquele lugar, eu olhava e só via um tom geral de terracota. Para mim faltava cor. E como minha pesquisa artística está baseada em instalação, eu vejo aquelas comunidades não como individuais, mas como uma única instalação, e daí nasceu a ideia ocupar o espaço que já foi ocupado com arte. E com obras de arte da Rochelle Costi que vem com flores, com muito colorido”, esclarece ele.

Ele completa que o projeto foi tomando forma ao longo dos últimos cinco anos, período que frequentou a cidade por conta do espaço cultural Subsolo – Laboratório de Arte.

Para desenvolver sua ideia, Garcia convidou a curadora independente Andrea Mendes, que é muito ativa dentro do Complexo OMG, para que juntos pensassem o projeto.

“Discutimos bastante como levar a proposta para os moradores e, principalmente, como envolvê-los no projeto. Queremos um diálogo com aquelas comunidades, tendo a arte como interface, assim como um olhar da sociedade do entorno para elas”, afirma o idealizador.

E são os dois que juntos conversam com os moradores para que entendam o objetivo do projeto e a ideia de que pessoas de fora da comunidade visitem as exposições artísticas naquele espaço. Todo e qualquer movimento é feito através de conversas e troca de ideias com eles.

Outro ponto que mostra o envolvimento das comunidades com o projeto está relacionado à contratação de profissionais do próprio Complexo ou de pessoas que têm ligação com este tipo de atividade com populações de áreas periféricas. Até o momento, 15 pessoas estão trabalhando dessa forma, sendo a maioria do OMG como serralheiro, o pessoal do transporte de materiais e o produtor executivo Tiago Moreira Santos que trabalha com comunidades periféricas.

Andrea Mendes, a curadora adjunta no projeto, acredita que Ocupação Ocupação “é uma ferramenta inovadora de prática curatorial comprometida com a promoção da democratização do acesso às artes visuais, não apenas por optar pela exibição pública de obras de arte em comunidades, mas por promover a construção coletiva com os moradores do lugar”, aponta ela.

Mendes chama a atenção para o papel do projeto na promoção da acessibilidade social ao se transformar em ferramenta contra-hegemônica ao levar obras de arte da galeria para as ruas do Complexo.

“É por intermédio disso que o projeto se concretiza. Ele convoca o público externo a fazer uma imersão cultural pelas rotas artísticas do Complexo onde as obras estarão instaladas”, completa a curadora. Essa ação, na opinião dela, fomenta novas perspectivas narrativas e visuais sobre territórios periféricos. E promove a ampliação de repertório cultural e visibilidade das produções locais no intercâmbio entre artistas internos e externos.

 

Etapas seguintes

Cada etapa do projeto Ocupação Ocupação tem o prazo de cerca de 50 dias entre uma e outra. Após a exposição de Rochelle Costi, o artista visual Fernando Tosko, que tem sua pesquisa centrada na arte urbana.

A seguir, a artista visual Isabela Senatore, que se expressa por meio da fotografia, fará uma ação com os moradores. E para encerrar o projeto prevê uma atividade em que a população do Complexo OMG será convocada a participar de uma exposição com a própria produção artística.

Para amarrar o conjunto de ações realizadas, ao final o curador Andrés I. M. Hernández fará um texto crítico sobre o projeto.

O detalhe importante na expografia das obras de arte é que haverá um roteiro diferente das ruas. Ou seja, o projeto pretende incentivar a aproximação do território periférico com o universo de legitimação, criação e difusão das artes visuais, segundo os curadores.

 

SERVIÇO:

O quê? Abertura da exposição “Lugar Comum”, de Rochelle Costi, no Projeto Ocupação Ocupação nas ruas da comunidade Monte Cristo (o mapa das obras de arte está disponível no Instagram #OcupaçãoOcupação).

Quando? 22 de abril – sábado.

A que horas? 10h.

Onde? Ponto de encontro: ADA (Associação Douglas Andreani), Rua Wadi Abdala Gnatos, 7 – Campinas, SP.

Quando visitar? De 23 de abril a 10 de junho de 2023.

Entrada: franca

Tags: Andrea MendesArteCampinascomplexodanilo garciaexposiçãogaleriaGleba Blugar comummonte cristomuraisOziel
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Peça ‘A Ratoeira’ tem apresentações gratuitas no CEU Mestre Alceu
Arte e Lazer

Peça ‘A Ratoeira’ tem apresentações gratuitas no CEU Mestre Alceu

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Fotógrafo Bob Wolfenson é destaque no Festival Amparo em Foco
Arte e Lazer

Fotógrafo Bob Wolfenson é destaque no Festival Amparo em Foco

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Exposição de Fábio Penteado tem visitas guiadas para grupos em Campinas

Exposição de Fábio Penteado tem visitas guiadas para grupos em Campinas

6 de novembro de 2025
Projeto cultural para pessoas cegas e surdocegas faz espetáculo gratuito neste sábado (8)

Projeto cultural para pessoas cegas e surdocegas faz espetáculo gratuito neste sábado (8)

5 de novembro de 2025
Atriz campineira apresenta o monólogo “Aqualtune e as Escreviventes” em Santa Bárbara D’Oeste

Atriz campineira apresenta o monólogo “Aqualtune e as Escreviventes” em Santa Bárbara D’Oeste

5 de novembro de 2025
2º Festival de Cinema Negro de Campinas começa nesta terça

2º Festival de Cinema Negro de Campinas começa nesta terça

4 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.