31 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

O Dérbi em que Gigena serviu de inspiração para Ricardo Jesus

Façanha do atacante argentino em 2003 influenciou vitória da Ponte Preta sobre o Guarani em 2011

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
5 de maio de 2021
em Esportes
Tempo de leitura: 4 mins
A A
O Dérbi em que Gigena serviu de inspiração para Ricardo Jesus

Renatinho, Ricardo Jesus e Ricardinho formaram o ataque da Ponte Preta no Dérbi de 2011, no Moisés Lucarelli. Foto: Reprodução/Facebook

Tão logo foi anunciado como novo reforço, em meados do último mês de abril, o experiente meia Renatinho suscitou saborosas memórias que estavam guardadas com carinho há uma década na mente do torcedor da Ponte Preta.

As saudosas lembranças remetem ao acesso conquistado à elite nacional 10 anos atrás, quando Renatinho era um dos principais destaques da Macaca e foi um dos protagonistas da dobradinha no Dérbi contra o Guarani. A façanha nunca mais se repetiu para nenhum dos dois lados dentro de uma mesma competição.

No dia 16 de julho de 2011, o estádio Moisés Lucarelli ficou pequeno para o Dérbi do primeiro turno da Série B. “Tinham 17 ou 18 mil torcedores da Ponte. Quando a gente estava chegando ao estádio, um mar de gente estava nos esperando, então aquilo foi a nossa maior motivação. Tudo o que foi dito dentro do vestiário e na preleção um pouco antes de subir ao campo não conseguiu nos motivar tanto quanto a torcida nos esperando do lado de fora”, revelou ao Hora Campinas o ex-atacante Ricardo Jesus, goleador da Ponte Preta naquela Série B, com 19 gols. Desse total, duas bolas na rede foram contra o Guarani.

“Quando a gente estava chegando ao estádio, um mar de gente estava nos esperando”, lembra Ricardo Jesus

No duelo do Majestoso, Ricardo Jesus participou diretamente dos dois gols da vitória por 2 a 0. No primeiro, cruzou na medida para Ricardinho desviar no canto esquerdo e abrir o placar, com ajuda da trave. Na segunda etapa, só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio após Renatinho costurar a defesa bugrina em linda jogada individual. “O Dérbi é um jogo muito importante para a cidade e toda a região. Isso nos mantinha concentrados para poder fazer o nosso melhor. Como morei toda a minha infância em Cosmópolis, consegui viver de perto alguns clássicos quando criança e sabia o quanto era importante e como as torcidas se movimentavam para fazer uma festa bonita. Depois, poder viver isso como profissional foi muito especial para mim e todos que participaram”, aponta Ricardo Jesus, que à época tinha 26 anos e disputava o primeiro Dérbi de sua carreira.

Perto do apito final, com a vitória garantida, o técnico Gilson Kleina colocou a cereja no bolo da festa, ao sacar Ricardo Jesus e mandar a campo o atacante argentino Darío Gigena. A substituição proporcionou uma instantânea e deliciosa viagem no tempo até o dia 11 de outubro de 2003, quando o estádio Brinco de Ouro assistiu a um show à parte de Gigena, que comandou a vitória da Ponte Preta por 3 a 1 sobre o Guarani. Ele marcou três gols e ainda tirou onda ao comemorar vestindo máscara de gorila. Além da provocação de Gigena, o então preparador de goleiros João Brigatti já havia elevado a temperatura do confronto ao abrir uma bandeira da Ponte Preta na subida ao gramado antes do pontapé inicial. O jogo, válido pela Série A, teve fundamental importância para a fuga do rebaixamento da Macaca, que era comandada pelo técnico Abel Braga.

O ex-atacante argentino Darío Gigena acompanhou o último treino da Macaca antes do Dérbi 199. Foto: Ponte Press/Diego Almeida

“Para a minha vida, foi muito marcante marcar aqueles três gols porque fiquei na história da Ponte Preta. Com o passar do tempo, me dei conta de que foi algo muito importante. Dérbis se ganham com muita raça, coração e sangue. É uma partida diferente e especial. Ponte Preta é um sentimento muito forte”, declarou Gigena, em contato com a reportagem do Hora Campinas. O ex-atacante argentino acompanhou treinamento da Ponte Preta realizado terça-feira (4), às vésperas do Dérbi desta quarta-feira (5).

De acordo com Ricardo Jesus, o feito histórico de Gigena representou uma inspiração para o Dérbi de 2011. “O Gigena serviu de exemplo, principalmente para os atacantes, porque a gente viu como ele continuava sendo lembrado pelos gols no Dérbi mesmo depois de vários anos, algo que eu tenho vivido hoje em dia. A Ponte Preta é um grande clube e todo mundo que passa quer fazer parte da sua história”, afirma Ricardo Jesus, que, assim como Gigena, também sentiu o sabor de triunfar na casa do rival, inclusive deixando a sua marca no segundo turno da Série B de 2011, quando fechou o caixão da vitória por 3 a 0 sobre o Guarani, em pleno Brinco de Ouro, com nova assistência de Renatinho. Os outros dois gols foram de Renato Cajá.

“Quem saía do time tinha dificuldade para voltar porque aquele que entrava jogava igual ou melhor que o titular”, recorda Ricardo Jesus

“O nosso time tinha uma conectividade muito forte e o elenco era bem capacitado, de bastante qualidade, tanto que a gente manteve uma constância durante todo o campeonato. Quem saía do time tinha dificuldade para voltar porque aquele que entrava jogava igual ou melhor que o titular. O Dérbi do segundo turno teve quatro jogadores diferentes do primeiro. O Renatinho era um pouco tímido e calado, mas dentro de campo não precisávamos conversar muito, a gente se olhava e já sabia como o outro iria se movimentar. O Renato Cajá chegou um pouco depois do início do campeonato, mas desde os primeiros jogos já nos demos muito bem também”, destaca Ricardo Jesus.

Tags: acessodérbiDérbi 199FutebolGigenaHora CampinasPonte PretaRenatinho
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Atacante Kewen renova contrato com o Guarani até dezembro de 2027
Esportes

Atacante Kewen renova contrato com o Guarani até dezembro de 2027

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Ponte Preta acerta permanência de Elvis e regulariza reforços às vésperas do Dérbi
Esportes

Ponte Preta acerta permanência de Elvis e regulariza reforços às vésperas do Dérbi

Por Caio Amaral
30 de janeiro de 2026

...

Estreantes em Dérbis, Willian Farias e Maurício Antônio revelam suas impressões às vésperas do jogo

Estreantes em Dérbis, Willian Farias e Maurício Antônio revelam suas impressões às vésperas do jogo

29 de janeiro de 2026
Jonathan Cafú retorna ao Majestoso e pode reforçar a Ponte Preta no Dérbi

Jonathan Cafú retorna ao Majestoso e pode reforçar a Ponte Preta no Dérbi

28 de janeiro de 2026
Guarani anuncia entrada gratuita em setor do Brinco de Ouro para o Dérbi 213

Guarani anuncia entrada gratuita em setor do Brinco de Ouro para o Dérbi 213

28 de janeiro de 2026
Vôlei Renata vence de virada e garante vaga na semifinal da Copa Brasil

Vôlei Renata vence de virada e garante vaga na semifinal da Copa Brasil

28 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passinhos dos anos 80 voltam com força e unem gerações em Campinas – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Manifestação no domingo em Campinas cobra justiça após mortes de cavalo e cachorro Orelha

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.