4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

Festivais do MIS Campinas trazem programação para aquecer coração dos cinéfilos da região

Eventos contarão com filmes contemporâneos e homenagens especiais

Redação Por Redação
2 de julho de 2023
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Festivais do MIS Campinas trazem programação para aquecer coração dos cinéfilos da região

Estreia do evento será marcada com a direção de Robert Eggers em “O Farol”, filme de 2019 - Foto: Divulgação

Durante o mês de julho, as sextas e sábados serão ocupados com o Festival de Inverno no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, com exibição de filmes atuais e premiados em grandes festivais internacionais.

O evento que faz parte do calendário anual do museu desde 2017, inicia sua programação no dia 07 e permanece durante todo o mês até o dia 29, sempre às 19h30, na Sala Glauber Rocha, com a curadoria do jornalista e professor Ricardo Pereira.

A Sala Glauber Rocha fica localizada no Museu da Imagem e do Som na Rua Regente Feijó, 859, no Centro de Campinas.

A estreia do festival ficará marcada com a direção de Robert Eggers em “O Farol”, filme de 2019, que conta a experiência de um veterano guardião de um farol, interpretado por Willem Dafoe e seu novo assistente Ephraim Winslow, interpretado por Robert Pattinson.

Na trama, eles chegam à uma ilhota isolada onde deverão permanecer isolados durante alguns meses quando são confrontados pela solidão e um clima tempestuoso, assim manifestando sinais crescentes de loucura.

Outro destaque da programação é o drama francês “Titane”, dirigido por Julia Ducournau, grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2021 que mescla elementos de terror e ficção científica ao contar a história de Alexia, uma jovem que recebeu uma placa de titânio em sua cabeça, quando criança, após sofrer um acidente de carro e que com o passar dos anos, cresce e se torna uma serial killer.

Os ingressos para todas as sessões são gratuitos e podem ser retirados por ordem de chegada, com meia hora de antecedência da exibição. A capacidade da Sala Glauber Rocha é de 72 lugares.

Cor de Rosa Choque

Nesta primeira semana de julho, começando neste sábado (1º) a Sala Glauber Rocha do MIS de Campinas será ocupada com a Mostra Rosa Choque, uma homenagem especial à cantora Rita Lee, com a curadoria de Claudia Bortolato, João Buhrer e Nayara Lopes, todos do movimento cineclubista do museu.

Rita Lee: seu legado e sua música tornam-se imortais – Foto: Instagram/oficial

A ideia partiu de Nayara, logo após o falecimento de Rita em 08 de maio, que imediatamente acionou os amigos João e Cláudia, a fim de realizar uma homenagem à cantora, aproveitando o espaço no museu para expor relíquias da época de Mutantes, Tutti-Frutti, até a carreira solo da rainha do rock brasileiro, bem como sua participação em alguns documentários e filmes do circuito underground.

“Nós não poderíamos deixar de homenagear a Rita Lee que contribuiu significativamente para a introdução e consolidação do rock no Brasil, fazendo parte da vida de tantas pessoas em diferentes gerações”, conta Nayara.

Durante a semana da mostra, que ocorre até o dia 6, os visitantes poderão visualizar revistas, recortes de jornais, livros, assistir a clipes, documentários e filmes que compõem a carreira tão plural da artista brasileira. Será a primeira vez que o museu abriga uma mostra com elementos on e offline ao mesmo tempo em homenagem a um ícone.

Serão exibidos longas como “Dias Melhores Virão”, de Cacá Guedes, “A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum”, da cineasta Ana Carolina e “Durval Discos”, de Anna Muylaert. Já os documentários trarão a realidade de outras épocas por meio de “Uma noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, “Tropicália”, de Marcelo Machado, “Rita Lee – Ovelha Negra”, de Roberto de Oliveira, entre outros filmes.

Em ritmo de Rock ‘n’ Roll

Uma outra homenagem dos cineclubes do museu também em julho, será à cantora Tina Turner que faleceu recentemente, no dia 24 de maio. Sob curadoria da comunicóloga Nayara Lopes, o Ciclo Tina Turner, que ocorrerá as terças e quartas de julho, a partir do dia 11, sempre às 19h30, também na Sala Glauber Rocha, será composto por documentários, bem como por filmes de ficção com a participação da intérprete.

 

Artista mundialmente conhecida, Tina Turner faleceu em maio, aos 83 anos – Foto: Reprodução Instagram Tina Turner

A estreia do ciclo é marcada pelo longa “Tommy” de 1975. O filme, dirigido por Ken Russell, é um musical baseado numa grande “ópera rock” de sucesso lançada em 1969 pela banda The Who e apresenta um elenco repleto de estrelas da música.

O destaque da programação fica por conta de “Mad Max – Além da Cúpula do Trovão”, o terceiro da série Mad Max, de 1985. Na trama Tina Turner interpreta a vilã Tia Entity, papel marco que trouxe à tona sua grande capacidade de atuação. Além disso, no ciclo, será exibido o último documentário da cantora em vida, “Tina” de 2021, que apresenta um relato íntimo e delicado sobre sua vida e carreira.

Serviço:

 

Mostra Rosa Choque

Dia 01 de julho às 19h30

Dia 02 de julho às 15h

Dias 04, 05 e 06 de julho às 19h30

Sala Glauber Rocha – Entrada franca

 

Festival de Inverno

Dias 07, 08, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de julho às 19h30

Sala Glauber Rocha – Entrada franca

 

Ciclo Tina Turner

Dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de julho às 19h30

Sala Glauber Rocha – Entrada franca

 

*A programação completa do MIS Campinas pode ser consultada nas redes sociais do museu ou na página da Secretaria de Cultura e Turismo do site da Prefeitura de Campinas.

Tags: CampinascinemaculturaFestival de Invernofestival rosa choquefilmeshomenagemHora CampinasLazerMISrita leetina turner
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Sinfônica de Campinas apresenta espetáculo em homenagem ao Dia das Mães
Arte e Lazer

Sinfônica de Campinas apresenta espetáculo em homenagem ao Dia das Mães

Por Redação
4 de maio de 2026

...

Baile em Campinas celebra o Dia das Mães com música, dança e público 60+
Arte e Lazer

Baile em Campinas celebra o Dia das Mães com música, dança e público 60+

Por Redação
4 de maio de 2026

...

Instituto Anelo abre inscrições para práticas de Banda

Instituto Anelo abre inscrições para práticas de Banda

2 de maio de 2026
Festa das Nações de Joaquim Egídio recebe apresentação do projeto Oficinas de Música Caipira

Festa das Nações de Joaquim Egídio recebe apresentação do projeto Oficinas de Música Caipira

2 de maio de 2026
‘Voltando a Sonhar’ tem nova edição em Campinas a partir desta sexta-feira

‘Voltando a Sonhar’ tem nova edição em Campinas a partir desta sexta-feira

30 de abril de 2026
Sinfônica da Unicamp fará concerto com maestro Anderson Alves

Sinfônica da Unicamp apresenta concerto ‘Sinfonia no Arena’

27 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Histórias inspiradoras e quase centenárias: Campinas tem 5.291 nonagenários

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.