PUBLICIDADE
6 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Mobilidade nas cidades inteligentes – por Jurandir Fernandes

Redação Por Redação
22 de março de 2024
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: Mobilidade nas cidades inteligentes – por Jurandir Fernandes

Foto: Freepik

Que tal pensarmos em cidades inteligentes analisando como elas lidam com os deslocamentos de seus cidadãos para ir trabalhar, para ir à escola ou por outro motivo qualquer?

Paris e Barcelona são lembradas como cidades onde é fácil ir de um lugar a outro. Quem se informa sobre o transporte público de Barcelona se enche de certezas para afirmar que Campinas deve urgentemente ter um metrô. Ao ler sobre Paris acabam dizendo que deveríamos fazer tudo a pé ou de bicicleta em até 15 minutos como propõe a sua prefeita.

Observem os dados abaixo onde, às cidades citadas, adicionamos Curitiba e São Paulo. Os números servem para que pensemos um pouco mais antes de propor projetos que podem virar esqueletos urbanos.

Notem a disparidade de densidade populacional entre as cidades evidenciando o impacto do automóvel e do espalhamento urbano em Campinas. Sua vasta área e baixa densidade populacional nos desafia a gerir seus espaços urbanos eficientemente. Ao circular por ela, salta aos olhos as imensas áreas não urbanizadas dentro de seu perímetro urbano. E não se trata de áreas públicas ou comunitárias. A existência delas teve e continua tendo um alto custo para a população. Milhões de reais arrecadados através de impostos foram investidos em redes de energia, água, esgoto e iluminação pública, assim como longas avenidas e viadutos foram construídos para ultrapassar estes vazios urbanos.

As tarifas de ônibus são pressionadas para cobrir os custos de longos itinerários com imensas pastagens servindo de cenário. Milhares de trabalhadores tiveram boa parte de seu tempo de vida perdido em longos trajetos para ir e vir do trabalho, enquanto alguns engordavam, além do gado, seu patrimônio em território estocado.

Obviamente, quando os proprietários dessas áreas as lotearem adotarão os preços de mercado valorizados pelos investimentos públicos realizados. Como ressarcir ao menos o que foi investido pelo estado e pago pelo trabalhador a mais para ultrapassar estas áreas estocadas deliberadamente durante décadas? Este mecanismo de estoque de áreas, principalmente rurais, à espera de investimentos públicos é clássico na literatura da especulação imobiliária. Campinas é campeã neste procedimento. A tabela acima que o diga.

Voltemos à pergunta: é inteligente uma cidade com imensos vazios urbanos separando milhares de moradores dos locais de trabalho e das escolas? Embora bucólico, não é irracional ver bois e vacas usufruindo de imensos espaços mais próximos do Centro do que conjuntos habitacionais construídos nos extremos da cidade? Isto é uma cidade inteligente ou estúpida?

O que fazer? Proibir a urbanização desses imensos espaços vazios? Não e não! Isto seria perpetuar a estupidez. Pelo contrário, estes vazios urbanos podem ser adensados, preservando-se o verde, as fontes d’água e a fauna como a legislação ambiental estabelece.

A inteligência de uma cidade não se mede apenas pela sua infraestrutura, mas também pela capacidade de promover uma vida urbana que minimize os deslocamentos desnecessários e valorize espaços de convivência. Não seria mais inteligente determinar que todo loteamento reserve espaços públicos (para creches e pequenas unidades escolares, postos de saúde e praças) além de espaços para o comércio de vizinhança (minimercados, mini farmácias), prestadores de serviço e delivering? Todos estes espaços poderiam ser negociados pelos empreendedores ou incorporados ao loteamento. Criariam empregos e renda locais, além de reduzir a necessidade de deslocamentos de seus moradores.

Há quem diz que isto afastará os empreendedores! Mas desde quando loteamentos exclusivamente residenciais enriqueceram o município?

Moradias geram renda e trabalho no momento da implantação, através do setor da construção civil, de grande importância para a economia nacional. Ninguém coloca isso em dúvida. Mas é fundamental que o nascente núcleo urbano continue a gerar emprego e renda num ambiente de maior sustentabilidade local. A ausência de atividades econômicas em comunidades isoladas gera problemas com custos sociais enormes. Jovens ali isolados, sem emprego e sem ensino médio, muitas vezes são capturados pelo tráfico. Todo gestor público deveria ter isto em conta.

A resposta sobre o que fazer tem que ser ampla, profunda e com visão de futuro. Nada de trocar investimentos de milhões de reais por pequenas contrapartidas: um ponto de ônibus aqui, um semáforo ali, um banco de jardim acolá. O retorno à cidade tem que ser proporcional à valorização que os investimentos públicos trouxeram para a área loteada.

Não há nada de revanchismo neste direito que a cidade tem em receber parte do que investiu. O empreendedor deve ser respeitado, mas deve saber que não está num ambiente de néscios e passivos cidadãos.

 

Foto: Divulgação

 

Jurandir Fernandes foi secretário de Transportes de Campinas e secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos (SP). Presidiu a Emdec (Campinas), a Emplasa (São Paulo), o Denatran (Brasília) e os Conselhos de Administração do Metrô-SP, CPTM e EMTU-SP. Coordena o Grupo de Mobilidade do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. É membro do Conselho Internacional do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (Unicamp) e do Conselho da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos (Brasília). É vice-presidente honorário da UITP (Bruxelas).

Tags: ArtigoCampinasHora CampinasInfraestruturamobilidade urbanaOpiniãopoder públicopolíticas públicasTransportesurbanização
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Campinas corre para fazer contrato emergencial no transporte
Opinião

Artigo – Tarifa Zero: crescimento desacelerado e questões emergentes – por Jurandir Fernandes

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Artigo: Um país que vira as costas às meninas – por Cynthia Betti
Opinião

Artigo: Um país que vira as costas às meninas – por Cynthia Betti

Por Redação
5 de novembro de 2025

...

Artigo: O incômodo sentido da vida – por Joaquim Z. Motta

Artigo: O incômodo sentido da vida – por Joaquim Z. Motta

4 de novembro de 2025
Artigo – Justiça socioambiental: COP30 desafia mercado corporativo no Brasil – por Guibson Trindade

Artigo – Justiça socioambiental: COP30 desafia mercado corporativo no Brasil – por Guibson Trindade

3 de novembro de 2025
A Semana Santa e suas provocações

Artigo: A fé na ‘comunhão dos santos’ – por Lino Rampazzo

2 de novembro de 2025
Artigo: Uma professora imperfeita – por Vanessa Crecci

Artigo: Uma professora imperfeita – por Vanessa Crecci

1 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.