PUBLICIDADE
5 de fevereiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

João Brigatti: “Não podemos desfazer o que está sendo construído”

Treinador da Ponte Preta acredita que trabalho está no caminho certo para a acirrada disputa da Série B

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
2 de abril de 2024
em Esportes
Tempo de leitura: 4 mins
A A
João Brigatti: “Não podemos desfazer o que está sendo construído”

"Não podemos dar ao luxo de ficar assistindo ao Palmeiras ou qualquer adversário jogar", advertiu Brigatti. Foto: Fábio Menotti/Palmeiras

Depois de ver equipes de Série B como Santos e Novorizontino fazerem frente ao Palmeiras nos últimos dias, o torcedor da Ponte Preta ficou ainda mais decepcionado pela forma como sua equipe acabou derrotada e eliminada pelo Verdão nas quartas de final do Campeonato Paulista. Também bateu aquela preocupação pelo estágio avançado de dois concorrentes diretos pelo acesso à elite nacional.

Apesar da incontestável diferença técnica entre os dois times, a Macaca se comportou de maneira excessivamente passiva contra a poderosa e multicampeã equipe do técnico português Abel Ferreira, o que acabou resultando numa das piores derrotas da história do clube alvinegro.

A goleada por 5 a 1 sofrida para o Palmeiras deixou o torcedor pontepretano indignado não apenas pelo resultado em si, mas também pela fragilidade que a equipe demonstrou durante os 90 minutos. E olha que o resultado ficou até barato, já que o adversário acertou duas bolas na trave e desperdiçou outras chances claras que poderiam ter resultado numa goleada ainda mais elástica.

Mesmo assim, o técnico João Brigatti segue confiante no trabalho desempenhado à frente da Ponte desde o fim do ano passado, quando assumiu o comando da equipe e a salvou do iminente rebaixamento à Série C. Depois disso, mesmo desacreditada pelas más campanhas recentes, a Macaca fez uma campanha digna no Paulistão, retornando ao mata-mata da competição após quatro anos, novamente sob comando de Brigatti, só que desta vez como um time recém-promovido da Série A2, com foco em evitar uma nova e trágica queda.

“Começamos o ano desacreditado por todos, mas colocamos a cabeça no lugar e trabalhamos forte para conquistar nosso primeiro objetivo, que eram os 12 pontos. Alcançamos a nossa permanência com muitas rodadas de antecedência e também conquistamos a classificação. Mas nos últimos dois jogos não entregamos nada do que se esperava do nosso grupo e isso foi um problema”, analisou Brigatti, fazendo referência também à derrota por 1 a 0 para o Santo André, um dos rebaixados à Série A2, na última rodada.

“O Palmeiras jogou da maneira que quis porque a Ponte não foi para o jogo, mas não é uma derrota que vai apagar o que fizemos durante toda a primeira fase. Entendo a chateação do torcedor, é lógico que dói e não foi do jeito que a gente queria, mas não se pode desfazer tudo aquilo que está sendo construído. Confio no elenco e sinto que estamos no caminho certo”, confia Brigatti.

“Na Ponte Preta, com o perdão da expressão, você precisa ralar a bunda no chão e se entregar na marcação. Não pode se dar ao luxo de ficar assistindo ao Palmeiras ou qualquer adversário jogar. Não conseguimos jogar em nenhum minuto desde o primeiro tempo e ficamos muito abaixo do que podemos entregar. Foi uma atuação desastrosa que não podemos repetir”, advertiu Brigatti. 

Uma grande parcela da culpa pela eliminação vexatória da Ponte Preta para o Palmeiras no Paulistão recaiu sobre os ombros do treinador. Diante das críticas da torcida, especialmente por ter escalado o zagueiro Mateus Silva no lugar do boliviano Luis Haquín, que vinha sendo titular, Brigatti explicou que a opção foi técnica.

“Nós treinamos muitas situações de bolas aéreas, assim como foi contra o Corinthians, e optamos por aproveitar a estatura do Mateus Silva. A gente imaginava uma situação diferente do que aconteceu, mas a culpa não foi só do Mateus. Se o Haquin estivesse em campo, talvez não conseguiria evitar essa dificuldade da nossa defesa”, ponderou Brigatti.

Mateus Silva havia jogado como titular na vitória da Ponte por 1 a 0 sobre o Corinthians, em Itaquera, resultado histórico para o clube alvinegro, mas que acabou se provando bastante enganoso diante de inúmeras chances desperdiçadas pelo Timão, num duelo que poderia até ter antecipado a catástrofe que depois se sucedeu contra o Palmeiras.

“Nós perdemos muitos jogadores ao longo da competição, como Felipinho, Amaral e Léo Naldi, mas não deixamos de competir em nenhum momento. É claro que precisamos repensar muita coisa para a Série B, qualificar o elenco e principalmente mudar a nossa postura. O que aconteceu contra o Palmeiras não pode se repetir”, pediu Brigatti. 

Apesar de perdas importantes antes e durante o Campeonato Paulista, o comandante da Macaca reiterou que não se trata de terra arrasada, mas destacou a necessidade de um elenco mais robusto para buscar o tão sonhado acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o principal objetivo do clube na temporada.

“Não podemos jogar tudo por água abaixo. É difícil fazer contratações com o atual mercado, mas vamos precisar de um elenco mais forte e com mais peças. Se queremos mais na Série B, precisamos de mais no grupo também”, disse Brigatti.

Com mais de um mês de preparação para a Série B e a chegada de novos reforços para repor saídas, o técnico João Brigatti espera conseguir fazer o time dar um salto de qualidade para brigar pelo tão sonhado acesso na Série B. A competição começa no dia 19 de abril e a Macaca estreia contra o Coritiba, no estádio Moisés Lucarelli, ainda sem data definida.

“A Ponte Preta unida dentro e fora dos gramados vai fazer esse time disputar coisas importantes. O torcedor pode ficar tranquilo que vamos reforçar nosso elenco para que possamos fazer uma grande Série B”, tranquilizou Brigatti. “Precisamos qualificar o elenco como um todo. Acho que a nossa principal prioridade é buscar jogadores com mais experiências e canchados aos diversos cenários”, indicou o comandante da Macaca.

Desde a eliminação no Paulistão, a Ponte Preta já anunciou as contratações do zagueiro Joílson (ex-Água Santa), dos volantes Lucas Bochecha (ex-Inter de Limeira) e Dudu Vieira (ex-Santo André), além do atacante Éverton Brito (ex-Inter de Limeira).

A Macaca também já tem acertos com o goleiro William Assmann (Santa Cruz), o zagueiro Sérgio Raphael (Nova Iguaçu), o lateral-esquerdo Zé Mário (Inter de Limeira) e o atacante Matheus Régis (São Bernardo), mas esses quatro ainda não foram oficializados.

Tags: elencoestreiaJoão BrigattiMacacaPonte PretaSérie B
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Crise, salários e PEPT: presidente da Ponte comenta início de gestão
Esportes

Crise, salários e PEPT: presidente da Ponte comenta início de gestão

Por Caio Amaral
5 de fevereiro de 2026

...

Com goleiros em boa fase, Guarani tem a segunda melhor defesa do Paulistão
Esportes

Com goleiros em boa fase, Guarani tem a segunda melhor defesa do Paulistão

Por Redação
4 de fevereiro de 2026

...

Com dez reforços, Ponte Preta tenta se reorganizar após ver base campeã desmontada

Com dez reforços, Ponte Preta tenta se reorganizar após ver base campeã desmontada

4 de fevereiro de 2026
Guarani cancela série de reuniões para discussão e votação da proposta de SAF; saiba o motivo

Guarani cancela série de reuniões para discussão e votação da proposta de SAF; saiba o motivo

3 de fevereiro de 2026
Rivais motivados aumentam desafio da Ponte na luta contra o rebaixamento no Paulistão

Rivais motivados aumentam desafio da Ponte na luta contra o rebaixamento no Paulistão

3 de fevereiro de 2026
À beira do rebaixamento, Marcelo Fernandes diz que Ponte vai lutar até a última rodada

À beira do rebaixamento, Marcelo Fernandes diz que Ponte vai lutar até a última rodada

2 de fevereiro de 2026
Carregar Mais
















  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Circo-Teatro Irmãos Almeida – por Alexandre Campanhola

    Circo-Teatro Irmãos Almeida – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • CNPEM de Campinas investe em programas de formação e diversidade de cientistas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Em sessão tumultuada, Câmara de Campinas aprova punição a Otto Alejandro e arquiva CPs

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Com dez reforços, Ponte Preta tenta se reorganizar após ver base campeã desmontada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Hora Campinas estreia a coluna de memórias Hora da Saudade

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.