10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Arte e Lazer

30 anos sem Kurt Cobain, o homem que mudou o rock: fã campineira relembra show antológico em viagem à Inglaterra

Roqueira de carteirinha, Marcia Regina Bortolosso estava presente em histórica apresentação do Nirvana no Festival de Reading, em 1992, dois anos antes da morte do líder da banda

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
6 de abril de 2024
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 3 mins
A A
30 anos sem Kurt Cobain, o homem que mudou o rock: fã campineira relembra show antológico em viagem à Inglaterra

O astro Kurt Cobain, durante apresentação do Nirvana no Festival de Reading, em 1992: roupa de hospital em resposta aos tabloides. Foto: Reprodução

Poucas figuras no mundo foram capazes de mudar os rumos da história, em qualquer que seja o âmbito, mas uma delas certamente foi Kurt Cobain, o homem que sacudiu o cenário da música, transformou o panorama do rock e passou a ditar as regras da indústria fonográfica, no início dos anos 90.

O lendário vocalista e guitarrista do Nirvana, principal expoente do movimento que ficou conhecido como grunge, conquistou o planeta com o lançamento do disco “Nevermind”, em 1991, mas acabou sucumbindo à fama que acompanhou o estrondoso sucesso.

Kurt Cobain cometeu sucídio no dia 5 de abril de 1994, com um tiro de espingarda na cabeça, dentro de sua residência em Seattle, cidade-berço do grunge, nos Estados Unidos. A morte do astro completa exatamente 30 anos nesta sexta-feira (5).

A data de hoje também marca o aniversário de 22 anos sem Layne Staley, outro grande ícone do grunge, que morreu no dia 5 de abril de 2002, vítima de uma overdose de drogas. Ele era vocalista do Alice In Chains, uma das mais célebres bandas daquela cena de Seattle, que também contava com outros grupos importantes como Pearl Jam e Soundgarden, além do Nirvana.

“Posso dizer que o Nirvana mudou a minha vida, e isso não é exagero”, descreve a campineira Marcia Regina Bortolosso, ardorosa fã de Kurt Cobain. No início dos anos 90, ela assistiu a dois shows do Nirvana durante viagens à Inglaterra. 

É imensurável o tamanho do impacto que Kurt Cobain e sua banda tiveram na vida de milhares de fãs ao redor do mundo. Prova viva disso é a campineira Marcia Regina Bortolosso. Roqueira de carteirinha desde a juventude, ela viveu experiências transformadoras ao assistir dois shows do Nirvana no início dos anos 90, durante viagens à Inglaterra, com destaque especial para a histórica apresentação do grupo no Festival de Reading, em agosto de 1992.

“Para falar do histórico show do Nirvana, em Reading, em 1992, preciso voltar a 1990, quando realizei o sonho de todo jovem roqueiro da década de 80 e cheguei à terra prometida: Londres. Era meu sonho viajar para a Inglaterra, ir ao Mercado de Portobello e assistir a todos os shows possíveis”, diz a fanática por rock.

A campineira Marcia Bortolosso visitou a Inglaterra no início dos anos 90: período do estouro do Nirvana no mundo inteiro. Foto: Arquivo Pessoal

“Ao chegar lá em Londres, encontrei com minha amiga Ana [Anamaria Lemos], à época correspondente da revista Bizz, e ela me levou ao show de uma banda que estava estourando por lá. Chamava-se Nirvana e era de Seattle, de onde vinha um movimento musical muito forte. Eu saí de lá impactada e foi aí que conheci o grunge”, conta a fã de Campinas.

Esse show, realizado no dia 24 de outubro de 1990, no Teatro Astoria, em Londres, foi um dos primeiros do Nirvana com o baterista Dave Grohl, que compõe a formação clássica da banda, ao lado de Kurt Cobain e do baixista Krist Novoselic.

Atual líder do Foo Fighters, Dave Grohl havia estreado nos palcos como baterista do Nirvana no dia 11 de outubro de 1990, portanto apenas duas semanas antes do show no Astoria, com a presença da campineira Marcia Bortolosso.

“Posso dizer que aquele show do Nirvana no Astoria me marcou para sempre. Eu nunca tinha visto tanta energia e fúria em cima de um palco. Eram três garotos tocando melodias com riffs furiosos de guitarra. Kurt era impressionante e Dave Grohl, também”, descreve Marcia Bortolosso. 

“Dois anos depois, voltei a Londres e, claro, fui ao Festival de Reading, onde o Nirvana era o headliner. Eu precisava ver a banda novamente, desta vez já bem mais conhecida, pois já tinha lançado o disco ‘Nevermind’. O mês era agosto, chuvoso verão londrino. Kurt havia se tornado pai duas semanas antes e alimentava os tabloides sensacionalistas, devido à sua dependência em heroína”, relembra Marcia Bortolosso.

A campineira também revela um encontro casual com Kurt Cobain numa casa de espetáculos em Londres, em meio ao público de um show de outro artista, dias antes da apresentação do Nirvana no Festival Reading. “Na semana do show, era possível cruzar com grandes figuras nas noites londrinas e quase morri quando o Kurt estava ao meu lado na plateia em um show do Henry Rollins, no Marquee Club”, recorda-se a campineira.

Marcia Bortolosso, à frente do Marquee Club: encontro casual com Kurt Cobain na plateia. Foto: Arquivo Pessoal

“Eis que chega o fim de semana do festival e lá fui eu. Posso dizer que nunca tomei tanta chuva na minha vida, mas tudo valia a pena. Chegou a noite e, sob muita água, eles subiram ao palco. Kurt entrou em uma cadeira de rodas em resposta aos tabloides. Muita fúria, muita música e a certeza que eu era testemunha da história. Depois, para minha surpresa, o concerto foi lançado em DVD”, comenta Marcia.

Fãs encararam chuva e barro para assistir ao show do Nirvana no Festival de Reading em pleno verão inglês, em 1992. Foto: Arquivo Pessoal

Esse show do Nirvana no Festival de Reading aconteceu no dia 30 de agosto de 1992. Diante de cerca de 50 mil pessoas, foi a última performance do grupo em solo britânico. O álbum ao vivo “Live At Reading” foi lançado em 2009.

Tags: bandaguitarristaKurt CobainLayne StaleyMárcia Regina BortolossomortenirvanaRockvocalista
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Grupo maranhense se apresenta no Sesc Campinas no próximo dia 13
Arte e Lazer

Grupo maranhense se apresenta no Sesc Campinas no próximo dia 13

Por Redação
8 de agosto de 2026

...

Feira cultural reunirá 70 artistas com oficinas, pintura ao vivo e gastronomia em Joaquim Egídio
Arte e Lazer

Feira cultural reunirá 70 artistas com oficinas, pintura ao vivo e gastronomia em Joaquim Egídio

Por Redação
7 de agosto de 2026

...

14ª Feira de Discos de Vinil acontece neste sábado em Campinas

14ª Feira de Discos de Vinil acontece neste sábado em Campinas

7 de agosto de 2026
André Youssef faz apresentação no 2º Alma Blues Festival em Campinas

André Youssef faz apresentação no 2º Alma Blues Festival em Campinas

7 de agosto de 2026
Novo módulo do Café Filosófico propõe reflexão sobre o impacto das redes sociais

Café Filosófico CPFL reabre temporada de debates com programação em Campinas

6 de agosto de 2026
Paulo Ricardo traz turnê ‘Rock Popular’ a Campinas em show no Santo Rock Bar

Paulo Ricardo traz turnê ‘Rock Popular’ a Campinas em show no Santo Rock Bar

6 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.