Preparem o coração e se aconcheguem para mais uma tarde de cantoria no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas. Os músicos Deo Lopes e Victor Mendes são os convidados do violeiro, cantador e curador do projeto musical Arreuní!, João Arruda, neste domingo (14), às 15h. A entrada é de graça e livre para todos os públicos.
Com sua voz tocante que remete às riquezas da cultura popular, Deo Lopes começou sua carreira em 1980, integrando o movimento do teatro Lira Paulistana, em São Paulo, quando tocou em diversas casas e teatros da época.
Durante os últimos 30 anos, viajou pelos estados de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, e claro, por onde começou, o estado de São Paulo, buscando, em suas composições, seu pensamento sobre a ecologia e o meio ambiente e o sentimento do amor.
Deo Lopes gravou cinco LPs e três CDs solos. Além disso, foi criador do grupo Trem da Viração, com quem gravou três trabalhos e viajou o país, modificando o conceito de música regional. Em 1994, fez morada no Vale do Paraíba e não mais parou de criar e desenvolver projetos culturais, não apenas na música, mas também na ação cultural de outras áreas da arte.
Bons frutos
Paulista de São José dos Campos, Victor Mendes teve seu primeiro disco lançado ao lado do grupo Trio José, quando desenvolveu um trabalho poético-musical sobre a obra do poeta mineiro Juca da Angélica. O disco “Puisia” (2014) teve ampla repercussão e possibilitou que o grupo tocasse em todas as unidades do Sesc do interior de São Paulo.
Em 2016, lançou o primeiro disco solo, Nossa Ciranda, trabalhando ao lado do poeta mineiro, Paulo Nunes. O trabalho foi premiado com o ProAC de circulação de espetáculos musicais, possibilitando a turnê do trabalho por seis cidades paulistas, do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba. Foi nessa turnê que Deo Lopes e Victor Mendes se aproximaram, iniciando uma amizade e parceria musical que renderia muitos frutos, entre eles o disco Concerto Sentido, com músicas inéditas de Deo, produzidas e arranjadas por Victor Mendes.
O projeto Arreuní! 2024 oferece banheiros acessíveis, apoio de uma equipe de suporte para pessoas com necessidades especiais de mobilidade, e tradução em LIBRAS durante as apresentações.
A seleção de shows tem o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Projeto Arreuní! 2024 com Deo Lopes e Victor Mendes
Quando: 14 de julho de 2024, domingo, 15h
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas
Entrada gratuita
Classificação livre para todos os públicos











