A evasão de tarifas nas estações BRT em Campinas é uma prática que começa a virar rotina. Na manhã desta terça-feira (8), mais um caso foi registrado pelas câmeras de segurança da Emdec. O monitoramento flagrou oito pessoas acessando o Estação BRT Bonfim, no Corredor Campo Grande, sem pagar a tarifa. A situação foi registrada por volta de 9h.
Segundo a Emdec, os usuários foram abordados por um fiscal que fazia ronda no entorno e orientados a retornarem às catracas para a efetuação do pagamento.
“Esse é um comportamento que fere os princípios de cidadania e da coletividade”, afirmou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Também é a partir do número de passageiros contabilizado nas catracas que conseguimos programar a operação das linhas”, explica.
A Emdec expões que o comportamento não é isolado e outros flagrantes semelhantes foram registrados pelo sistema de monitoramento. A empresa garante que as ações são coibidas pelas equipes de fiscalização.
“A Emdec vem adotando a orientação dos usuários sobre a ilegalidade da prática e a consciência cidadã sobre a importância do pagamento da tarifa. Os usuários flagrados são orientados a realizar o acesso correto, pelas catracas eletrônicas, registrando o pagamento da tarifa com Bilhete Único ou QR Code”, informou em nota.
Segurança reforçada
Segundo a Emdec, 24 estruturas de 19 estações e terminais do BRT possuem um sistema de monitoramento por câmeras, que funciona 24 horas e, além da evasão, ajuda a identificar atos de vandalismo. A empresa acrescenta que todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação.
No final de agosto, uma ocorrência de vandalismo às catracas do Terminal BRT Mercado também foi flagrada pelo sistema e resultou na detenção do suspeito.
A Emdec garante que equipes de segurança patrimonial realizam rondas diárias e contam com a atuação da Guarda Municipal para coibir as situações identificadas.
O gerenciamento do transporte público de Campinas salienta ainda que um projeto de melhoria dos bloqueios nas catracas foi testado na Estação BRT Aurélia e será replicado gradativamente em todas as estações e terminais BRT.
“A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) está reforçando a segurança nos acessos, nas principais estações e terminais, por meio da fiscalização in loco nos horários de pico”, informa.
Como denunciar
A população pode relatar atos de evasão de tarifa e vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.