Com objetivo de garantir tranquilidade aos consumidores, lojistas e para os frequentadores do Centro durante as compras de fim de ano, a Guarda Municipal deu início à Operação Natal Seguro. A ação, que começou nesta primeira semana de dezembro e segue até o dia 24, véspera de Natal, vai intensificar o patrulhamento nas áreas movimentadas da região Central, como ruas comerciais, terminais, pontos de ônibus e corredores do BRT.
O foco da Operação Natal é o patrulhamento ostensivo e preventivo, para manter a ordem pública e proporcionar a sensação de segurança à população. O reforço contará com as equipes de patrulhamento a pé, viaturas motorizadas, Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos, Grupo de Ações Especiais e o Canil. O efetivo será mobilizado para atender à demanda da época mais movimentada do ano.
Além do patrulhamento ostensivo, guardas municipais na Central Integrada de Comando e Controle (CICC) vão monitorar a movimentação por meio das câmeras de monitoramento. Caso situações suspeitas sejam identificadas, equipes em campo serão acionadas para verificação imediata.
“Dezembro é um mês muito movimentado na nossa cidade e, com isso, a Guarda Municipal elabora um plano de emprego operacional especial, que consiste em atender essas áreas com maior movimentação de pessoas, acompanhando o horário estendido de abertura do comércio e para que as pessoas possam circular com mais tranquilidade”, afirma a comandante da GM, Maria de Lourdes Soares. Equipes da Guarda Municipal estarão presentes também nos pontos de decoração natalina na área central, informa a comandante.
Orientações para a população
Confira algumas dicas para evitar incidentes:
♦ Evite carregar bolsas grandes ou itens de valor. Leve apenas o necessário e mantenha seus pertences próximos ao corpo.
♦ Transporte bolsas, carteiras ou sacolas de compras à frente do corpo, sempre pelo lado interno da calçada.
♦ Mantenha-se atento ao caminhar na rua, evitando distrações. Olhe ao redor e caminhe com confiança, já que a desatenção pode atrair criminosos.
♦ Não use o celular enquanto estiver na rua. Se precisar, procure um local seguro, como um estabelecimento comercial.
♦ Evite ostentar joias, correntes ou outros itens que possam chamar a atenção de criminosos.
♦ Em situações suspeitas ou emergências, acione a GM pelo telefone 153 ou procure os agentes de segurança.







