O ano de 2024 foi intenso e um período de muito trabalho como deputado estadual. Estou no meu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e tenho a grata satisfação de comemorar conquistas que impactam de forma significativa a vida da população de Campinas e toda a Região Administrativa, que soma 90 municípios.
Entre os projetos de lei que apresentei e defendi na Alesp, quero destacar imediatamente algumas ações como a lei estadual que garante melhores condições de convívio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em espaços turísticos. Neste ponto preciso destacar ainda a Ação Azul que realizamos em Campinas em dois momentos para atendermos e darmos suporte jurídico e médico especializado para crianças e adolescentes com autismo na nossa cidade.
Outra grande conquista que também é fruto do nosso trabalho na Alesp é a lei que assegura às mulheres o direito a acompanhante durante consultas médicas, exames e demais procedimentos clínicos nos estabelecimentos de Saúde públicos e privados do Estado.
As ações e destinação de verba pública para melhorar a saúde dos nossos municípios se destacam no meu mandato como deputado estadual.
Muitas cidades, especialmente as de pequeno e médio porte da nossa Região Administrativa de Campinas, necessitam muito dessa atenção para que as prefeituras e entidades sociais possam ter condições de atender a nossa população.
Ainda sobre verba pública, é fundamental destacar a nossa aprovação ao orçamento de R$ 372 bilhões que o Estado terá em 2025 para fazer investimentos em diversas áreas. Aqui eu destaco os recursos para o Trem Intercidades Campinas-São Paulo, que já tem verba prevista do montante do orçamento destinado para transportes.
Claro que além dos recursos públicos do Estado, as leis estaduais como a que idealizamos e foi sancionada para viabilizarmos a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara no Estado são fundamentais para garantir e ampliar os direitos das pessoas. E no que diz respeito aos recursos estaduais é preciso destacar a atenção do governador Tarcísio de Freitas às nossas solicitações de investimentos
Quando falamos em saúde pública é preciso destacar também a lei do Programa Saúde da Mulher Paulista, que neste ano teve grande repercussão. A lei vai garantir a promoção e o desenvolvimento de ações e serviços de prevenção e assistência integral à saúde da mulher em todas as cidades paulistas.
Não posso deixar de destacar conquistas específicas para a cidade de Campinas, como as duas bases do Corpo de Bombeiros nos distritos do Ouro Verde e Campo Grande, que juntos formam as duas maiores regiões da nossa cidade com cerca de 500 mil habitantes.
A instalação das duas bases do Corpo de Bombeiros é resultado da nossa emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão. Em breve as bases serão construídas porque já foi publicado o aviso de licitação no último dia 30 de outubro.
Começamos a lutar pela criação dos distritos já em 2008 e naquela época a instalação das duas bases já era uma reivindicação, ou seja: há 16 anos temos lutado por essa conquista que agora chega ao capítulo mais esperado pela nossa população.
Outra conquista para a nossa cidade é a instalação dos dois futuros cartórios também nos distritos do Ouro Verde e Campo Grande. Os cartórios já estão aprovados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e foram aprovados também como lei pela Assembleia Legislativa e em breve também atenderão a nossa população nos dois distritos. Agora é aguardar a realização do concurso público já em andamento para definir quem vai administrar os dois cartórios.
2024 foi mesmo um ano intenso e cheio de conquistas, graças a Deus. Os desafios que enfrentamos e superamos servem sempre de motivação para continuarmos o nosso trabalho como deputado.
Quero agradecer a todos pela confiança e carinho. Também não poderia encerrar este artigo sem desejar o melhor para a nossa população campineira e mais desenvolvimento para Campinas, Região Administrativa e todo o nosso Estado.

Rafa Zimbaldi (Cidadania) é deputado estadual pelo segundo mandato. É coordenador da Frente Parlamentar de Combate e Enfrentamento às Drogas. Também é membro efetivo da CPI da Epidemia do Crack e da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Também foi presidente da Comissão de Transportes da Alesp. Foi vereador por quatro mandatos em Campinas e presidente da Câmara Municipal por duas vezes. É graduado em Relações Internacionais.











