Acolhimento. É o que os amigos proporcionam em momentos de dor ou quando adoecemos. Como não ficar feliz ao recebemos uma mensagem ou até mesmo uma visita de um amigo trazendo uma conversa que nos distrai, que desvia a nossa atenção que até então estava focada em nosso sofrimento e nos faz sorrir?
Melhor ainda, quem tem um ou vários amigos que em um momento de acidente, vira para você e diz: Venha, você ficará em nossa casa o tempo que precisar para sua recuperação. Aqui você não precisará se preocupar com nada, nós cuidaremos de você. Pois bem, recentemente eu tive uma queda muito séria de bike e não conseguia me locomover sem as muletas. Tenho em minha vida esses amigos maravilhosos que me acolheram em seu sítio.
Sorte minha? Não! Essas relações tão ímpares e especiais são cultivadas há muito tempo. O acolhimento que recebi é resultado da qualidade das nossas relações, do respeito mútuo e das alegrias pelas conquistas pessoais de cada um.
Este apoio emocional fornecido pelos amigos me ajudou a reduzir minha ansiedade, aumentar minha autoestima e promover uma visão mais positiva da vida sendo este estado emocional imprescindível para minha recuperação.
Por conta deste acidente, e estando em companhia destes amigos maravilhosos, meus níveis de cortisol, o hormônio do estresse, com certeza diminuíram (vejam a pesquisa publicada no “Journal of Personality and Social Psychology”). Ter alguém com quem compartilhar preocupações e receber apoio pode ajudar a regular a resposta ao estresse.
Amigos desempenham um papel crucial na estimulação social e no fortalecimento da resiliência mental. Participar de atividades sociais com amigos promove a liberação de neurotransmissores benéficos, como a ocitocina, que está associada ao bem-estar e à redução dos sintomas de ansiedade e depressão.
Além disso, ter amigos íntimos está associado a uma maior resiliência emocional, permitindo que as pessoas se recuperem mais rapidamente de eventos estressantes ou traumáticos.
Um estudo cuidadoso na Universidade de Northwestern descobriu que indivíduos com amigos próximos tiveram uma resposta emocional menos negativa a situações desafiadoras. E foi isso exatamente que vivi. Espero que vocês tenham bons e íntimos amigos assim como eu. Mas eles não caem do céu. Lembrem-se disso.
Márcia Romão é Psicóloga Junguiana. Desenvolve Consultoria Empresarial e atendimento clínico em Campinas e região. Instagram: @marciaromaopsi







