Entraram em funcionamento na Mata Santa Genebra, em Campinas, 21 câmeras de monitoramento, sendo 13 câmeras tecnológicas no modelo vídeo estática (SVC) e oito câmeras Speed Dome. Os equipamentos, de alta resolução, estão espalhados por vários pontos da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata e vão compor o sistema de monitoramento de proteção para situações de incêndios, descarte irregular de resíduos. O sistema de segurança da Mata será integrado com a Central de Operações da Guarda Municipal (GM).
As câmeras speed dome estão instaladas em postes de 18 metros de altura e são equipamentos que possuem zoom óptico, se movimentam por 360° e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia. Já o modelo vídeo estática (SVC) é um tipo de câmera eletrônica que tira fotos estáticas e as armazena como quadros únicos de vídeo.
Com a implementação desse sistema de monitoramento, a ARIE Mata de Santa Genebra se torna um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para preservar o meio ambiente e garantir a segurança das áreas de preservação natural.
De acordo com a bióloga Laís Santos de Assis, responsável pela área, o sistema de câmeras foi implementado na unidade de conservação em 2016, porém estava desativado desde 2021.
“O sistema foi reativado, passando ainda por uma ampliação e modernização, aumentando o monitoramento e proteção da ARIE Mata de Santa Genebra”, afirma a bióloga.
A gestão da Fundação José Pedro de Oliveira e Comando da Guarda Municipal estão em tratativas para integração do sistema de segurança da ARIE Mata de Santa Genebra com a Central de Operações da GM, além de intensificação das rondas no entorno da reserva.