O segmento de death care, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, consolida-se no Brasil com um faturamento expressivo. De acordo com levantamento realizado pela Zurik Advisors, serviços e planos funerários movimentam mais de R$ 13 bilhões ao ano no País. Reflexo das inovações e da profissionalização do setor, a Exposição Nacional de Artigos Funerários (Exponaf) chega à 5ª edição como o evento mais importante do segmento no Brasil e um dos mais expressivos do mercado internacional.
Realizada de 21 a 23 de maio, quarta-feira até sexta-feira desta semana, no Expo D. Pedro, em Campinas, a Exponaf vai reunir mais de 100 expositores em uma estrutura de 10 mil m2.
Cada vez mais abrangentes, os serviços funerários não se limitam a preparar velórios e realizar sepultamentos. Planejamento da cerimônia, assistência aos trâmites burocráticos são alguns entre muitos trabalhos desempenhados por profissionais especializados do segmento.
Além de reunir representantes de sindicatos e associações, a Exponaf escolhe o Complexo Expo D. Pedro, um dos maiores espaços multiuso para eventos do País, para expor produtos e serviços inovadores em *death care*. O evento também favorece o networking entre profissionais do setor, capacitação e conhecimento por meio de palestras e debates.
“A Exponaf é uma oportunidade para que profissionais e empresas do setor funerário, não só do Brasil, mas também do Exterior, tenham acesso a tecnologia, inovação e conhecimento em um único lugar”, afirma Marceli Oliveira, superintendente do Expo D. Pedro. “O Complexo, com toda a estrutura e comodidade exigidas por um evento de grande porte como este, tem a expectativa de receber milhares de visitantes”, completa.
As palestras e os encontros realizados nos três dias do evento contam com a participação de especialistas renomados, como Regina Gianetti, que aborda o tema “Saúde mental”. Eduardo Tevah traz reflexões sobre “A era da construção do cliente”. Nome de peso, Luis Rasquilha discute tendências do futuro, enquanto Renata Barcelos apresenta *insights* sobre transformação digital, e Dalton Sardenberg, sobre governança corporativa.
A inovação também tem lugar nas palestras com Gustavo Donato. Adriano Salviato faz uma abordagem sobre “sucessão familiar” e Érica Belon, sobre “neurociência para a gestão empresarial”. No encerramento das palestras, Monja Coen oferece reflexões a respeito da espiritualidade no luto.