Uma cidade é feita por seus ilustres famosos, mas também por seus desconhecidos anônimos; pelas lutas que foram travadas no território, nas assembleias e nas casas de lei. Passam-se gerações, mas persiste a cultura do município: o brasão, o nome, as instituições, as prioridades. Acredito, por isso, que a alma de uma cidade provém das pessoas que a fizeram e que continuam realizando o seu desenvolvimento.
Em 1889, ano da suposta abolição da escravatura, Campinas enfrentava um grande desafio: cuidar de sua população que na prática era metade de escravizados colocados em liberdade. Esta necessidade continua ainda hoje. A desigualdade persiste; e o racismo também.
É preciso lidar com seus fantasmas do passado, olhando para o presente para exercer a reparação histórica, dar dignidade à sua população. Lembro-me do slogan de um ex-candidato a prefeito: “primeiro os que mais precisam”.
Para isso, Campinas conta com estruturas que podem auxiliar a dar uma vida feliz a quem nela habita, tais como a prestigiosa Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), hospitais de excelência que acolhem não só a população da região, mas também de todo o Brasil; polos de tecnologia; veículos de comunicação de credibilidade, como o Hora Campinas.
Do ponto de vista pessoal, agradeço a esta cidade pelo suporte que me deu. Em minha trajetória como estudante do Ensino Superior, frequentei a Unicamp por mais de doze anos, do bacharelado em Educação Física ao mestrado e doutorado em Sociologia. Em minha carreira profissional-esportiva, fui atleta da Associação Atlética Ponte Preta por dois anos. Ainda no caminho profissional, por três anos fui funcionário da Iugas Mudanças e Transportes e por outros dez, gestor da Produto Propaganda.
Desejo que Campinas possa cada dia mais acolher seus moradores, combater as desigualdades, acabar com a pobreza e que as andorinhas nunca parem de voar sobre esta cidade!
Meus parabéns a toda a população que faz a cada dia Campinas. Que todos possam saborear sua fatia do bolo.

Gustavo Gumiero é Doutor em Sociologia (Unicamp) e Especialista em Antigo Testamento – gustavogumiero.com.br – @gustavogumiero







