PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Meu amor por Campinas – por Vanessa Crecci

Redação Por Redação
15 de julho de 2025
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A

Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Meu avô paterno, filho de italianos, foi funcionário da prefeitura. Conta com orgulho que foi encarregado de obras no tempo de Rui Novaes. Liberato Crecci, conhecido zagueiro da várzea, lembra das visitas que o prefeito vazia aos canteiros de obra da cidade logo ao amanhecer. Lembra-se, também, de ter dividido café e pão com o executivo da cidade.

Os anos se passaram e meu avô trabalhou e cresceu junto com Campinas, acompanhando seu ritmo de expansão e transformação.

Deixou o serviço público, decidiu empreender e fundou uma serralheria. Os anos se passaram foi, então, que meu pai abandonou o futebol profissional e deu continuidade ao pequeno negócio. Sua função era medir e fazer orçamentos em diferentes pontos da cidade. Sem qualquer intenção conscientemente antropológica, ele colocava minha irmã e eu em sua Variant azul, que já era velha, quando solicitado para a realização de alguma medição de grades, portas, portões, corrimões, janelas… E foi assim que percorremos o território campineiro, ainda crianças, ao lado dele.

Foi nesse vai e vem que conhecemos a Campinas dos sobrenomes quatrocentões. Tomamos café e comemos bolo com senhoras distintas que, até mesmo, achavam graça ao ver um serralheiro que levava suas filhas ao trabalho. E, também, convivemos com trabalhadores recém-chegados, moradores da periferia, que com frequência nos recebiam com a mesma gentileza – e com café também.

Nossa cidade é diversa, desigual e cheia de contrastes. Desde cedo aprendemos que ela não cabe numa única narrativa. E talvez por isso mesmo, minha irmã e eu tenhamos escolhido a docência como caminho. Hoje, é a educação que nos leva às entranhas dessa cidade – e o que antes era passeio de infância virou compromisso político.

Foi em Campinas que nasci, cresci e renasci após um período adoecida. E é aqui que sigo escutando e aprendendo. No Observatório da Educação Campineira (OEC), temos nos dedicado a conhecer e valorizar a história das professoras que cuidam e educam da primeira infância. Mulheres que sustentam o cotidiano da cidade com afeto, técnica e resistência. Sou profundamente grata por ter acesso a cada uma dessas narrativas – elas me tiram de tantas bolhas, seja do distante feminismo acadêmico ou da narrativa estável do funcionalismo público, são elas que me fazem repensar a cidade todos os dias.

Porque a verdade é que a Campinas confortável dos cafés e restaurantes sofisticados do meu bairro do coração, o Cambuí, não é a única Campinas. Ela existe – e resiste – em paralelo a outras realidades que são igualmente legítimas, mas muitas vezes invisibilizadas. Não acredito que devamos construir cidades dentro de uma mesma cidade. O que precisamos é de pontes. O que devemos fazer é aproximar o Campo Belo do Gramado.

Será na fronteira – nesse espaço de encontro entre mundos distintos – que construiremos uma cidade acessível, equitativa e potente, tal como nossa vocação histórica nos impõe. Campinas não precisa de discursos bonitos. Campinas é grande. Precisa de coragem para enfrentar suas contradições e de vontade política para unir o que foi separado por décadas de desigualdade estrutural. E é nesse lugar de fronteira que eu escolho estar.

Enquanto professora e cidadã apaixonada por essa cidade, reconheço que, com uma base sustentada pelo Legislativo, a gestão do prefeito Dário Saad teve coragem ao enfrentar o desafio de ampliar o acesso às vagas em creches. Com essa mesma coragem, esperamos que enfrente agora os desafios que a realidade impõe – entre eles, a urgente equiparação salarial das professoras que cuidam e educam da infância campineira.

A partir de diversas contradições, foi Rui Novaes quem travou duras lutas para fazer e acontecer nesse território. Esperamos que, agora, a educação seja enfrentada com a mesma coragem daquele prefeito que se sentasse nos canteiros de obra e compartilhava o pão com o operariado.

Quando a velhice – que logo virá – me alcançar, quero poder contar, com orgulho, que vi as desigualdades educacionais serem tratadas como prioridade. Que vi a gestão que legisla e executa nesta cidade enfrentar, de frente, as condições de trabalho das professoras que cuidam e educam da infância campineira. Quero poder dizer que vivi num tempo em que a justiça começou pela base.

Vanessa Crecci é pedagoga e doutora em educação pela Unicamp. Coordenadora do Observatório da Educação Campineira. Professora da rede municipal de educação de Campinas. Apresentadora e roteirista da EducaTV.

Tags: 215 anosaniversárioCampinasHistóriaHora CampinasMemória
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto
Opinião

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato
Opinião

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato

Por Redação
30 de novembro de 2025

...

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

29 de novembro de 2025
Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

28 de novembro de 2025
Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

27 de novembro de 2025
Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

26 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda; veja como participar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.